Uma boa nota na redação pode ser o diferencial para conseguir uma vaga na universidade
Os estudantes que estão se preparando para os vestibulares em 2025 devem dedicar uma atenção especial à redação. Isso porque uma boa nota no texto pode ser o diferencial para conseguir a vaga na universidade.
O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação, elencou cinco temas de redação para te ajudar a treinar. Confira:
- Caminhos para garantir os direitos da população idosa na sociedade brasileira
Para o professor, o tema destaca a importância de promover o bem-estar e a dignidade dessa parcela crescente da população, especialmente diante do envelhecimento progressivo no Brasil.
“Embora existam legislações como o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), ainda há desafios significativos relacionados à efetiva aplicação dessas normas”. Ademar destaca dificuldades como o acesso à saúde pública de qualidade, segurança financeira e fortalecimento de redes de proteção.
- Medidas para o enfrentamento da divulgação de informações falsas na sociedade brasileira
Ademar comenta que a divulgação de conteúdos falsos “compromete não apenas o direito à informação verídica, mas também a formação de opiniões críticas e a tomada de decisões conscientes, afetando diversas esferas sociais, como saúde pública, educação e convivência democrática“.
Por isso, o tema faz os candidatos refletirem sobre o papel da informação na sociedade.
- Os desafios para a empregabilidade em meio a automação de processos produtivos no Brasil
O tema aborda as transformações no mundo do trabalho causadas pelo avanço da tecnologia.
“Embora a automação traga benefícios como aumento da eficiência e redução de custos, ela também apresenta desafios sociais profundos”, disse o professor, se referindo às pessoas que podem ter seus trabalhos feitos por máquinas.
Qual é o destino dessa mão de obra? Quais são as possíveis soluções para incorporar essa população no mundo do trabalho novamente?
- Desafios para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais no Brasil
Ademar ressalta que esta é uma questão urgente, “especialmente em uma sociedade cada vez mais conectada, onde o acesso à internet ocorre de forma precoce e, muitas vezes, sem a devida supervisão ou regulamentação”.
O Brasil conta com algumas leis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas as crianças e adolescentes ainda estão vulneráveis ao cyberbullying, aliciamento, exposição a conteúdos impróprios e coleta abusiva de dados pessoais.
“Essa realidade ameaça a integridade física e emocional dos menores e compromete seu direito fundamental ao desenvolvimento saudável e seguro”, disse.
- Desafios para a redução dos impactos ambientais sobre populações socialmente vulneráveis no Brasil
Para o professor, os danos ambientais comprometem o equilíbrio ecológico, mas também aprofundam as desigualdades sociais, já que afetam de forma mais intensa as populações mais vulneráveis.
“Tragédias como o rompimento das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) e as frequentes enchentes em grandes centros urbanos evidenciam como as populações menos favorecidas acabam sendo as mais impactadas por desastres ambientais, muitas vezes sem o devido suporte para prevenção e recuperação”.
Agora que você já tem cinco sugestões de temas para as redações, é hora de treinar e levar para um professor avaliar ou aproveitar as plataformas que corrigem os textos de forma gratuita.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br