O ventilador deve soprar o vento de fora para dentro ou é melhor se ele jogar o ar que tá dentro para fora? Iberê Thenório testou na prática, vem ver
As temperaturas em outubro vão ficar acima da média na maior parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Muitas pessoas recorrem ao ventilador para ter mais conforto dentro de suas casas nos dias quentes. Só que surge uma dúvida: será que usamos esse eletrodoméstico da maneira mais eficiente? O Manual do Mundo, o maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, foi atrás da resposta.
A principal questão é: o ventilador deve soprar o vento de fora para dentro ou é melhor se ele jogar o ar que tá dentro para fora? Iberê Thenório testou na prática e você pode ver tudo no vídeo abaixo.
Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!
A experiência foi feita usando um ventilador soprando o ar em uma sala nas duas direções e fazendo medições de temperatura usando dois termômetros: um do lado de dentro e outro fora da sala, para avaliar a diferença de temperatura. Também foi usada fumaça para que fosse possível observar o movimento do ar.
O resultado mostra que o ventilador virado para dentro fez a temperatura ficar um pouco mais baixa e limpou o ar com mais rapidez.
Antes de usar o resultado do teste para decidir a posição do seu ventilador, vale avaliar no seu caso qual traz mais conforto. Se o vento na pele te incomoda, pode ser que deixar ele virado para fora seja melhor para você.
Fonte: cnnbrasil.com.br