O autocontrole é algo que normalmente as pessoas imaginam ser positivo, principalmente se relacionado a questões de habilidade; para muitos
Quando se fala em autocontrole, normalmente as pessoas imaginam que é algo extremamente positivo, principalmente quando relacionado a questão de habilidades, para muitos essa característica é o que pode ser a chave para o sucesso, ainda mais quando citado em algo relacionado ao trabalho ou algo que é colocado como foco na vida.
De acordo com o professor Thomas Lynch, quando em 2018 ele fez uma sugestão, em que dizia que quando a pessoa passava a pensar que elevar o autocontrole poderia ser algo positivo na vida dela, poderia nem sempre ser favorável, que para muitos isso poderia apresentar grandes problemas de saúde, principalmente quando relacionamos a saúde mental.
Dando continuidade a teoria em que o professor Thomas Lynch publicou, cada pessoa irá sempre para um lado, seja ele um “subcontrole” ou um “supercontrole”. Isso dependerá de várias situações, por exemplo, pode-se dizer questões genéticas, questões voltadas para o que o outro vai dizer em relação à pessoa, experiências de vida e como é levado a vida das pessoas no dia a dia. Pode-se dizer que ambos, seja o super ou o subcontrole, não é nem bom e nem ruim para a vida das pessoas, mesmo que cada uma delas simbolize um perfil de como a pessoa se comporta, principalmente porque o ser humano é capaz de se adaptar a diferentes situações e comportamentos. A pessoa ter um subcontrole ou ela ser alguém que tem um grande controle na vida, pode se tornar algo extremamente perigoso, problemático.
Preocupação do subcontrole
O subcontrole é algo que não é muito de conhecimento das pessoas, infelizmente é um assunto que por vezes é desconhecido ou nunca é abordado entre elas, principalmente quando existe um excesso de controle entre elas, como por exemplo, as questões de fazer planos e ter que cumpri-los de uma forma perfeita, ter a vida perfeita, são sentimentos e ações que as pessoas buscam ter em sua vida e pelo fato de não ser algo bastante abordado, não sabem que esse excesso pode ser algo negativo em suas vida. Ainda mais que, elas possuem uma extrema dificuldade em fazer modificações em sua rotina, ainda mais por serem extremamente controladas e por não se adaptarem às novas experiências.
Tratamento contra o excesso de controle
Além da teoria do professor Lynch, ele apresentou uma terapia que pode ser relacionada a pessoas que apresentam um grau muito grande de controle. Ela é conhecida como terapia comportamental dialética radicalmente aberta. Em suas pesquisas relacionadas apresentam que a terapia tem grandes chances de acertos, e que podem controlar o excesso de autocontrole que as pessoas relacionadas apresentam.
O que é apresentado a essas pessoas é que elas são capazes de administrar o seu controle e que elas não necessariamente precisam estar à frente de tudo. Mas, para que a pessoa possa receber essa ajuda, para que ela consiga obter o direito à terapia, ela precisa primeiro passar pelo processo de identificação. A abordagem atual é um processo grande e que por vezes é demorado.
Fonte: lorena.r7.com