O Corinthians enfrenta o São Paulo nesta terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. Internamente, há um temor que os cantos homofóbicos proferidos pela torcida recentemente possam se repetir na Neo Química Arena.
No dia 14 de maio deste ano, em Majestoso pelo Brasileirão, o clássico precisou ser interrompido por alguns minutos quando torcedores do Timão gritaram nas arquibancadas: “Vamos, vamos Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar”.
Na oportunidade, o clube alvinegro advertiu sua torcida com uma mensagem no telão do estádio, mas a atitude inflamou ainda mais os corinthianos. O ato gerou punição no STJD com a perda de um mando de campo.
Receoso que o problema possa reaparecer, o Corinthians tem espalhado em suas redes sociais uma campanha contra os cânticos homofóbicos.
A Fiel é paixão!
É cantar até ficar rouco, cantar pra empurrar o Timão! Pra isso acontecer sempre, é necessário parar com cânticos homofóbicos. Além de ferir muita gente, essas provocações desrespeitam a história democrática e o pensamento plural que sempre marcaram o… pic.twitter.com/0HjMPmbkqi
— Corinthians (@Corinthians) July 24, 2023
A Gazeta Esportiva apurou que este movimento se intensificou, inclusive internamente. O clube publicou vídeos de jogadores, como Renato Augusto e Murillo, pedindo para que os torcedores não repliquem os gritos preconceituosos.
O Timão reforçou a medida e postou diariamente avisos à torcida. As mensagens ainda serão novamente exibidas no telão da Neo Química Arena, até momentos antes da bola rolar. O entendimento do Corinthians é de que o clube “está fazendo sua parte”, dentro daquilo que lhe cabe.
Até mesmo o presidente do time, Duilio Monteiro Alves mostrou preocupação pensando em uma eventual punição na final da Copa do Brasil, caso a equipe avance.
“Lamentamos o que ocorreu. Estamos fazendo esse trabalho há muitos anos, o Corinthians não admite esse tipo de preconceito e vem tentando educar seus torcedores, para que isso não ocorra mais. Esse jogo importante, com o primeiro confronto em casa, sabemos que podemos ser prejudicados em uma eventual final, então pedimos para torcida não fazer isso”, disse o dirigente após o sorteio das semis da Copa do Brasil.
Cabe dizer que o Corinthians ainda precisará cumprir a punição de jogar com portões fechados em seu estádio. O time não poderá contar com sua torcida no duelo contra o Vasco, no próximo dia 29 de julho, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, por conta dos antigos cânticos homofóbicos entoados em clássicos contra o São Paulo.