No contrato de empréstimo do atleta, há uma cláusula de opção de compra fixada no valor de U$ 5 milhões (R$ 29,9 milhões na cotação atual). Mas, como apurou a Gazeta Esportiva, o Tricolor Gaúcho ainda não sinalizou ao Santos se irá exercer a prioridade de compra.
Portanto, com a indefinição, o Peixe aguarda o Grêmio para decidir o futuro do jogador. O clube alvinegro irá esperar para, em caso de retorno, definir se irá reintegrá-lo ao elenco ou negociar Soteldo à outra equipe.
A volta do venezuelano ao Santos não é descartada. Entretanto, caso se confirme, o clube pode vir a sofrer represálias da torcida. Logo após o acesso à Primeira Divisão, a principal organizada do time, Torcida Jovem, disse em uma nota que não aprova o retorno do atacante.
Soteldo é um dos destaques do Grêmio nesta temporada e detém bons números. Foram 40 jogos disputados, 31 entre os titulares, com sete gols marcados e quatro assistências.
O Peixe desembolsou uma alta quantia para contratá-lo de volta em 2022, mas Soteldo não rendeu como o esperado. O venezuelano disputou 39 partidas nesta segunda passagem, com apenas um gol marcado e nove assistências. O seu contrato é válido até junho de 2027.