Microempresas e empresas de pequeno porte podem reduzir o consumo de água provida por concessionárias nos estabelecimentos, ao aplicarem medidas de consumo consciente, segundo levantamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O sistema de captação de água e a reserva através de uma cisterna, por exemplo, podem contribuir para a otimização de custos.
A instalação deve priorizar um planejamento interno, levando em conta o consumo de água da empresa, a quantidade de chuva esperada para o ano e a área do telhado disponível para a captação.
O sistema é composto por uma tubulação externa, que realiza a captação, filtragem e armazena o conteúdo em uma cisterna que deve ser instalada no subsolo do local da empresa. A capacidade recomendada é variável, e deve priorizar as especificidades do estabelecimento.
“Nós recomendamos aos estabelecimentos- principalmente aqueles que não utilizam água potável como fonte de trabalho, como lava jato, mecânicas, pet shops e viveiros-, adotarem esta solução para uma redução no consumo da água, assim fortalecendo as ações sustentáveis dentro da empresa. Além disso, o empreendedor ainda vai obter vantagens financeiras, redirecionando o valor empregado nas despesas”, destaca o analista técnico Elton Menezes.
A água pode ser captada tanto do volume de chuvas, através do telhado do estabelecimento, quanto dos aparelhos de ar condicionado.
“Aqui no Mato Grosso, convivemos com um período de mais ou menos cinco meses de chuvas abundantes e o restante de seca e altas temperaturas. A cisterna, quando bem planejada, pode ser útil em ambos os períodos, pois o uso do ar condicionado pode ser frequente nas empresas, que chegam a conter até 10 aparelhos instalados e também podem ser conectados ao sistema de captação”, explica o analista.
O Sebrae conta com uma ferramenta gratuita na qual as empresas podem fazer uma autoavaliação ESG no próprio negócio. Ao final do diagnóstico, será entregue uma avaliação e pontuação em três tópicos: sustentabilidade social, ambiental e governança. A plataforma pode ser acessada pelo link.
O CSS conta com um conteúdo específico para a gestão consciente do uso da água que pode ser acessado por este link.
A plataforma educativa “Trilhas de Sustentabilidade”, conta com diversos cursos online e gratuitos que orientam as empresas para uma gestão mais consciente e sustentável.
Sebrae Mato Grosso
O Centro Sebrae de Sustentabilidade é o responsável por implementar e acompanhar medidas sustentáveis em todo o sistema Sebrae. Em Mato Grosso, todas as 11 agências e os prédios do Centro de Eventos do Pantanal e do CSS passam por vistorias mensais sobre o uso dos recursos hídricos de forma responsável.
O prédio, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, conta com uma cisterna que armazena 30 mil litros de água. O recurso é utilizado para a limpeza do local, regagem das plantas e bacias sanitárias, diariamente. O espaço comporta, em média, 40 pessoas.
“Este projeto se tornou tão eficiente na prática, que levamos para o interior como exemplo, onde implantamos uma cisterna na agência Sebrae Mato Grosso, em Lucas do Rio Verde, e a agência em Sorriso deve ter a própria cisterna concluída em breve. A agência de Sinop conta com um sistema de captação de água”, conta Elton.
Além destas medidas, o Sebrae Mato Grosso capacita todos os colaboradores admitidos nos processos seletivos sobre a política de uso consciente da água, com base nas instruções oferecidas pelo CSS.
Planeta em risco
Segundo levantamento do Instituto Akatu, a sociedade global já consome e descarta mais de 50% dos recursos naturais renováveis do qual o planeta é capaz de regenerar e absorver, inclusive a água.
Dados da ONG estadunidense Global Footprint Network apontam que seria necessário o equivalente a 1,7 planeta Terra para suprir a demanda atual dos seres humanos.
Em 2024, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou em um relatório que a extração e o processamento de recursos naturais triplicou nas últimas 5 décadas, passando de 30 para 106 bilhões de toneladas. Uma pessoa consome, em média, 39kg de recursos naturais por dia.
Fonte: www.gazetadigital.com.br