Em 2024, o Fundo Estadual de Saúde conquistou a nota de 90,11, número 20% maior do que os registrados em anos anteriores
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) conquistou, em 2024, o nível máximo da certificação de Modelo de Governança e Gestão Pública, emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O certificado de nível Bronze 4 será válido por dois anos.
A pontuação obtida pelo Fundo Estadual de Saúde de Mato Grosso foi potencialmente maior do que a registrada em anos anteriores. Em 2020 e 2021, a SES atingiu as notas de 72,43 e 74,16, respectivamente. Já em 2024, a nota subiu para 90,11, um aumento de mais de 20%.
O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, explicou que o impulsionamento da nota se deve às melhorias das práticas de gestão. “Mesmo durante a pandemia, a SES conseguiu obter boas pontuações e certificações positivas. No entanto, em 2024, registramos a nossa melhor performance e isso está relacionado ao aprimoramento da gestão de recursos e processos. Parabenizo todos os servidores da SES por esse desempenho”, declarou.
Conforme o Governo Federal, o Modelo de Governança e Gestão Pública é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
Em Mato Grosso, o Comitê de Aplicação do Modelo de Governança e Gestão Pública foi constituído pela Portaria nº 0185 de 2024.
O presidente do referido Comitê, Flávio Carvalho, enfatizou o esforço de diversas áreas para o alcance da nota e certificação. “A certificação ‘Bronze 4’ reconhece todo o valoroso trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores e servidores da SES ao longo dos anos. A mais alta certificação neste ciclo é fruto da excelência do serviço público prestado, em setores que vão desde a Assessoria de Comunicação, que divulga e informa os usuários e a imprensa, até estudos e pesquisas do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde e práticas integrativas da Coordenadoria de Promoção e Humanização da SES”, avaliou.
Já a assessora responsável pelo NGER da SES, Claudete de Souza, destacou o trabalho da Secretaria para melhorar a performance na análise do Modelo de Governança e Gestão Pública. “Essa certificação não apenas valida o nosso compromisso com a excelência, mas também nos posiciona de forma ainda mais competitiva no cenário nacional. É um indicativo claro de que estamos no caminho certo e de que nossas ações têm gerado impactos significativos”, concluiu.
Ana Lazarini SES-MT