Sema suspende visitação pública no Morro de Santo Antônio

Sema suspende visitação pública no Morro de Santo Antônio
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), através de uma portaria publicada no diário oficial desta quarta-feira (8), determinou a suspensão, por 120 dias, da visitação pública ao Monumento Natural do Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), por “riscos à segurança dos visitantes durante a execução dos serviços e obras de infraestrutura” na região.

As obras consistem em asfaltar a via que dá acesso ao Monumento – um trecho de 3,96 km que fica entre a MT-040 e o pé do Morro – e a estruturação de uma trilha que atravessa o Morro de Santo Antônio.

A decisão da Sema foi tomada após uma vistoria feita pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), na última sexta-feira (3), que apontou irregularidades nas obras realizadas pelo Governo do Estado. Segundo o MPMT, as obras causaram degradação ambiental no local e coloca em risco à segurança de quem frequenta a região.

“Ficamos chocados com o nível de degradação ambiental causado pela obra, notadamente em razão dos inúmeros processos erosivos já existentes. A via aberta coloca em risco a segurança das pessoas em razão da quantidade de pedras e cascalho, tornando o local muito escorregadio. O Governo não construiu uma trilha, como informado, mas uma verdadeira estrada, que em muitos locais possui cerca de 10 metros de largura. Além disso, não há sinalização adequada informando a interdição do local, só uma barreira física no início da via para bloquear o acesso de carros, o que não impede a circulação de pessoas, inclusive de bicicletas”, explicou a promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, que esteve no local durante a vistoria.

A promotora de Justiça ainda disse que vai “buscar a responsabilização dos autores desse dano ambiental de grandes proporções” e que um relatório da visita será adicionado a um inquérito civil instaurado para apurar as obras em questão. “O Morro de Santo Antônio é uma Unidade de Conservação Estadual da categoria de Proteção Integral, um patrimônio histórico e paisagístico do Estado de Mato Grosso tombado em 2006, e qualquer tipo de obra a ser feita no local deve observar as restrições e limitações previstas em lei”, concluiu a promotora de Justiça.

No último domingo (5), uma mulher ficou ferida depois de sofrer uma queda enquanto fazia uma trilha Morro de Santo Antônio. Ela sofreu escoriações nos membros superiores e uma fratura no nariz.

Em novembro do ano passado, o arquiteto e artista plástico Hamilton Leitão Batista publicou uma foto onde é possível ver a trilha cortando o Morro há quilômetros de distância.

“Uma ferida aberta da base ao pico do morro. Ferida essa que dará início a erosões, corredeiras e outros prejuízos na topografia do lugar”, escreveu Hamilton na publicação.

A reportagem do GD entrou em contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), responsável pelas obras no ponto turístico, sobre os apontamentos feitos pelo MPMT, mas não obteve respostas até a publicação.

 

 

 

 

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %