Outros 29 acidentes foram registrados relacionados ao exame que ocorreu neste domingo (20); quase 1900 malotes de provas foram escoltados
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, ocorrido neste domingo (20), obteve registro de quatro prisões, 29 incidentes e 53 ocorrências policiais. As prisões não foram detalhadas pelas autoridades.
Os números são da Operação Enem 2022, executada em todo o país pelas forças de segurança federais e estaduais, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Durante a etapa, foram realizadas 1.889 escoltas de malotes contendo as provas do exame, o trabalho foi monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do MJSP, em Brasília (DF).
Nos estados, o monitoramento foi feito dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (CICCEs) ou de estruturas similares.
Apesar dos registros, o segundo dia de exame ocorreu de forma pacífica e segura. As ocorrências policiais não interferiram na aplicação da prova, os estados com maior número de ocorrência foram Ceará, Pernambuco e São Paulo.
A maior causa das ocorrências policiais foi a perturbação do sossego público, nas proximidades dos locais de aplicação do exame. Já os incidentes, em sua maioria, foram causados pela falta de energia.
Dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam cerca de 2.490.880 participantes no primeiro dia de aplicação do exame, no dia 13 de novembro.
O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital). Entre os participantes presentes, 2.458.504 realizaram as provas em formato impresso, e 32.376, em formato digital, pelo computador.
Além das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, o exame teve como tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, para a prova de redação.
O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.
Fonte: cnnbrasil.com.br