Nos dias 28 e 29 de dezembro haverá apenas matrículas prioritárias e de forma online por meio do site da Secretaria de Estado de Educação
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) estabeleceu que, nos dias 28 e 29 de dezembro, haverá apenas matrículas prioritárias de forma online para os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAED). Com isso, na escola regular fica assegurada a prioridade de admissão e acesso garantido à educação adequada, com uso de novas tecnologias e suporte na superação de obstáculos para crianças e adolescentes público-alvo da educação especial.
Com a matrícula prioritária, o estudante garantirá sua vaga na escola da sua preferência e afastará a possibilidade de inexistência de vagas no ano letivo de 2023. Nesses dois dias definidos, todas as turmas para alunos novos estarão direcionadas para esse grupo, aguardando primeiramente as matrículas dos estudantes da Educação Especial. Dessa forma, a escola poderá adequar o número de estudantes e atender com mais qualidade, não passando de 20 alunos por sala que tenha até dois estudantes PAED matriculados.
“Estamos garantindo que todos os estudantes da Educação Especial sejam matriculados na Rede Regular de Ensino”, esclarece Lucia dos Santos, superintendente de Diversidades, que é ligada à Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE). Ela reforça que essa ação harmoniza com a Meta nº 04 do Plano Estadual de Educação e com a garantia à educação das pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista.
Ela explica que os estudantes que não se matricularem nos dias determinados pelo calendário da Seduc-MT, só poderão se matricular após os demais estudantes se inscreverem. “Trata-se de uma perspectiva inclusiva e inédita, assegurando que todos os estudantes da Educação Especial sejam matriculados na Rede Regular de Ensino”, finaliza Lúcia.
No total, a Rede Estadual de Ensino atende cerca de 10 mil estudantes da Educação Especial, além de outros 7 mil matriculados em 69 instituições filantrópicas instaladas em 62 municípios e que são mantidas pela Seduc-MT.
Para efetuar a matrícula, basta acessar o site da Seduc-MT por meio do link.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br