As escolas vencedoras participarão de uma oficina online de montagem de impressora 3D
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta quarta-feira (06.11) a lista com os cinco projetos vencedores da 3ª Mostra Cientifica Virtual de STEAM: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. Eles são dos municípios de Colíder, Cáceres, Araputanga, Poconé e Alto Garças, representando as Diretorias Regionais de Educação dos polos de Sinop, Cáceres, Várzea Grande e Rondonópolis. Todas as propostas apresentaram soluções coletivas para problemas enfrentados pela população, tanto no ambiente urbano quanto no rural.
Os projetos selecionados abordaram temas referentes a reciclagem, horta pedagógica, alimentação alternativa e sobre a Sala Maker – um ambiente que permite que qualquer pessoa possa criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio. Como prêmio, todos participarão de uma oficina sobre montagem de Impressora 3D, que deverá ocorrer ainda em dezembro, no formato online.
Participaram desta edição professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das unidades escolares das redes públicas Estadual e Federal de Mato Grosso, com projetos relacionados as práticas das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática envolvendo as Tecnologias, as Engenharias e a Arte por meio das Linguagens. Entre os objetivos da mostra estão o incentivo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para si e para o mundo, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas, entre outros.
Essa ação faz parte do Programa STEAM TECHCAMP BRASIL 2022, aprovado pelo edital de apoio às práticas STEAM nas redes estaduais de educação. A mostra foi organizada em duas etapas, Regional e Estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio – Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.
Pratica Steam
O STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.
A prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.
No ensino tradicional, o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros.
Acesse a lista com todos os projetos vencedores AQUI.
Rui Matos Seduc-MT