As provas serão aplicadas de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as redes públicas de educação
Por meio do ‘Movimenta Saeb 2023’, a Seduc vem mobilizando gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores para que troquem experiências e adotem boas práticas, a exemplo das escolas que são destaques no Programa Avalia MT. A Pasta também está promovendo discussões por meio de transmissões ao vivo, com objetivo de aprimorar as rotinas pedagógicas em sala de aula, além de preparar os estudantes para as provas do Saeb.
A exemplo da edição anterior do Saeb, as provas ocorrerão de forma censitária nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Haverá, ainda, aplicação dos testes por amostra em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, incluindo escolas da rede privada.
No mês de abril foram avaliados 331.963 estudantes da rede estadual e das redes municipais no estado, com testes alinhados à matriz avaliativa do Saeb. Na mesma perspectiva pedagógica, serão avaliados 444.082 estudantes da rede municipal e estadual no segundo semestre, objetivando estabelecer uma relação dialógica entre avaliações externas nacionais e estaduais.
De acordo com o professor Isaltino Alves Barbosa, coordenador de Avaliação da Educação Básica, “a Seduc está trabalhando constantemente com a rede estadual e as redes municipais para implementar ações estratégicas que estabeleçam o consenso entre as avaliações e o monitoramento do currículo escolar, intencionando garantir qualidade e equidade no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes mato-grossenses”.
Segundo ele, preparar os estudantes para as avaliações externas nacionais é de extrema importância, pois, proporciona um processo de familiarização com o Saeb, assim, os estudantes estarão mais engajados na proposta da avaliação.
“Conversar com os estudantes sobre a importância dessa avaliação, garantindo uma participação maciça e os preparando para as provas é fundamental neste momento”, destaca.
Cronograma
A aplicação dos instrumentos impressos do Saeb 2023 será realizada em todas as unidades da Federação, sem alteração no cronograma. As escolas participantes serão contatadas previamente, por instituição contratada pelo Inep para realizar o agendamento da aplicação dos testes.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, chama atenção para a importância da participação de todos os estudantes na prova, pois o resultado será fundamental para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Mato Grosso.
“A partir deste índice, são gerados dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais nas redes estadual e municipais de ensino”, explica.
O secretário reforça, ainda, a necessidade de mobilização da comunidade escolar para incentivar a participação dos estudantes no dia da prova, já que as escolas somente terão os resultados divulgados se atingirem uma participação mínima de 80% de cada etapa avaliada por unidade escolar.