A higiene e cuidado com a saúde são hábitos que se aprendem na infância. Por isso, é importante que haja o ensino sobre os cuidados com a saúde bucal também nas escolas, uma prática que a Secretaria de Saúde já impulsiona em Lucas do Rio Verde, no ambiente onde a criança está propensa a aprender e a criar rotinas.
Em 2023, no período que compreende de janeiro a julho, foram atendidos pelas equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde da Família 19.083 usuários do SUS, sendo realizados cerca de 43.570 procedimentos. Se comparado com 2022, durante o mesmo período, foram atendidos pouco mais de 15 mil pacientes.
Os procedimentos são realizados em atividades coletivas com as crianças e adolescentes, tanto nas escolas municipais quantos nas Unidades de Saúde.
Até julho de 2023, mais de 8 mil kits de higiene bucal foram entregues para crianças e adolescentes, participantes do Programa Saúde na Escola. Também foram atendidos no município 55 pacientes portadores de necessidades especiais, evitando encaminhamentos para outras cidades, situação que tanto causava sofrimento para pacientes e famílias.
As equipes de Saúde Bucal estão em pleno atendimento. Nos casos em que não houver profissional específico na Unidade de Saúde, sempre haverá uma referência para os atendimentos de urgência (dor, fraturas, abscessos). Para que os atendimentos sejam realizados, o cidadão deverá ir até o posto de saúde do seu bairro, onde receberá um encaminhamento a ser direcionado para o profissional apto.