Nesta quarta-feira, São Paulo e Corinthians entram em campo para um dos Majestosos mais decisivos dos últimos anos. Os rivais se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília).
O Tricolor está em desvantagem no confronto por ter perdido na ida, em Itaquera, por 2 a 1. Sendo assim, o time precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final. Uma vitória por um gol leva a definição para os pênaltis, enquanto qualquer outro resultado decreta a eliminação.
Com moral pela classificação na Sul-Americana, o São Paulo conta com a força do Morumbi lotado para buscar mais uma virada em torneios de mata-mata. A equipe vem de um empate com o Flamengo, pelo Brasileirão, por 1 a 1. Anteriormente na Copa do Brasil, passou por Palmeiras, Sport e Ituano.
O técnico Dorival Júnior tem um desfalque de peso para a partida: Luciano. Suspenso, o atacante não poderá ser escalado. O lateral Caio Paulista é outra baixa por lesão, ao lado de Galoppo, Ferraresi, Igor Vinícius, Patryck e David.
A tendência é que o atacante Lucas Moura herde a vaga de Luciano como titular no ataque. A condição de James Rodríguez é mais complicada, mas o meio-campista colombiano deve ficar à disposição do banco de reservas após fazer sua estreia no Maracanã.
Já o Corinthians chega embalado para o duelo, defendendo uma invencibilidade de 11 jogos, com oito vitórias e três empates. No último domingo, a equipe bateu o Coritiba por 3 a 1, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e, na semana anterior, se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana ao empatar em 0 a 0 com o Newell’s Old Boys, em Rosário.
Para o clássico diante do São Paulo, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve ter o retorno de Fausto Vera, que não atuou contra o Coxa devido a um quadro gripal. Lucas Veríssimo e Gustavo Mosquito, que passam por recondicionamento físico, são dúvidas. Cantillo deve seguir sendo ausência e Paulinho é baixa por toda a temporada por conta de grave lesão no joelho.
A palavra “superação” é a que melhor define a campanha do Timão nesta Copa do Brasil. A equipe avançou via penalidades máximas contra Remo (terceira fase), Atlético-MG (oitavas de final) e América-MG (quartas de final). Na ida da semifinal diante do Tricolor Paulista, a equipe conseguiu uma vantagem mínima graças a dois gols de Renato Augusto.
O retrospecto recente do Corinthians atuando no Morumbi é negativo. O time perdeu seis vezes para o São Paulo nos últimos 10 jogos no estádio, além de três empates e uma vitória. A boa notícia para o Alvinegro é que a equipe não perdeu os últimos dois compromissos na casa rival, com um empate (1 a 1) e uma vitória (2 a 1).
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CORINTHIANS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de agosto de 2023, quarta-feira
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ)
VAR: Igor Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Wellington Rato (James Rodríguez); Lucas e Calleri.
Técnico: Dorival Júnior
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Ruan Oliveira e Adson; Renato Augusto e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Fonte: www.gazetaesportiva.com