Após a morte de Pelé nesta quinta-feira, aos 82 anos, decorrente de complicações do câncer de cólon descoberto em setembro de 2021, diversos clubes homenagearam o Rei Pelé ao longo do dia. Com o São Paulo, no foi diferente. O Tricolor relembrou a despedida do ex-camisa 10 da Seleção Brasileira, que aconteceu no estádio do Morumbi.
Em 1971, um ano depois de Pelé ter se sagrado tricampeão mundial no México, batendo a Itália na final, Pelé disputou seu último jogo pela Seleção Brasileira no Estado de São Paulo justamente na casa são-paulina, empate em 1 a 1 com a Áustria, com gol marcado pelo Rei do Futebol, que ainda disputou uma outra partida no Rio de Janeiro.
Com a camisa do Santos, Pelé foi um dos maiores adversários da história do São Paulo, com 31 gols marcados em 48 confrontos, figurando como destaque em um período que o Tricolor ainda batalhava para concluir a construção do Morumbi.
Ao todo Pelé entrou em campo 56 vezes no Morumbi, pelo Santos e Seleção Brasileira, balançando as redes 33 vezes.
Além de ser o único jogador de futebol a conquistar três Copas do Mundo, Pelé se sagrou bicampeão da Libertadores e bicampeão mundial pelo Santos, em 1962 e 1963, entre outros diversos títulos.
O velório de Pelé acontece na próxima segunda-feira, na Vila Belmiro, aberto aos fãs. Posteriormente, na terça, o corpo do Rei do Futebol será levado para um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, antes do sepultamento reservado a familiares na Memorial Necrópole Ecumênica.
Fonte: www.gazetaesportiva.com