Com o resultado, o time de Luis Zubeldía perde a invencibilidade de quatro jogos e segue no quinto lugar do torneio, com os mesmos 27 pontos. Do outro lado, o Galo volta a vencer após três partidas e sobe para a décima posição, com 21.
O Tricolor jogou boa parte do segundo tempo com um homem a menos em campo, graças à expulsão de Alan Franco, aos 13 minutos da etapa final. O zagueiro argentino atingiu o calcanhar de Otávio com a sola do pé e, após revisão no VAR, acabou sendo expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Ele, portanto, vira desfalque para Luis Zubeldía na próxima rodada.
O São Paulo terá quase uma semana para descansar e se preparar para o próximo compromisso. Na próxima quarta-feira, a equipe tricolor recebe o Grêmio, no Morumbis, pela 17ª rodada do Brasileiro. A bola rola a partir das 20h (de Brasília).
Já o Atlético-MG volta a campo um dia antes, na próxima terça-feira. Os comandados de Gabriel Milito medem força com o Juventude, às 19h, no Mané Garrincha, em Brasília.
O São Paulo começou mal o jogo. A equipe não conseguia manter a posse de bola e via o Atlético-MG pressionar, mas sem levar perigo a Rafael. O domínio, porém, se transformou em gol logo aos 12 minutos.
Hulk cobrou uma falta firme, de longe, e Rafael espalmou para dentro da área. No rebote, Vargas chutou de primeira e abriu o placar a favor do Galo: 1 a 0 na Arena MRV. O São Paulo, entretanto, não demorou a reagir.
Logo na primeira chance do Tricolor, em escanteio cobrado aos 17 minutos, Lucas viu a bola ficar viva na grande área e dominou de costas. Ele girou e bateu e rasteiro, cruzado, no cantinho, para deixar tudo igual no placar. Por pouco o São Paulo não virou a partida aos 21, quando Luciano aproveitou cruzamento e finalizou para fora, com perigo.
Ferreira teve grande oportunidade de colocar o São Paulo na frente aos 22. Ele roubou a bola do marcador, invadiu a área e tentou concluir na saída de Matheus Mendes, mas o goleiro defendeu e salvou o Atlético-MG.
Empurrado pela sua torcida, o Galo se lançou ao ataque e teve boa chance, aos 31 minutos. Scarpa recebeu na direita, cortou para o meio e chutou com a canhota, mas mandou para fora. O Tricolor respondeu aos 35. Igor Vinícius achou Ferreirinha, que arrancou em velocidade, cortou o marcador e bateu forte, mas a bola explodiu em Battaglia.
O Atlético-MG assustou mais uma vez através de uma finalização de Scarpa, aos 36 minutos, mas desta vez Rafael se esticou e fez bela defesa.
O São Paulo era até melhor na partida, mas o Galo voltou a ficar à frente do marcador aos 47 minutos. Scarpa chutou da entrada da área e viu a bola desviar em Paulinho, matando Rafael e morrendo no fundo das redes.
Segundo tempo
Mesmo em vantagem, o Atlético-MG voltou ligado do intervalo e quase ampliou o placar com um minuto de segundo tempo. Após boa troca de passes, Guilherme Arana recebeu lançamento na área e bateu forte, cruzado, mas Rafael se esticou e espalmou para escanteio.
O São Paulo, atrás do marcador, quase empatou aos oito minutos. Alan Franco roubou de Hulk e tocou para Lucas. O camisa 7 acionou Ferreira, que ajeitou para o meio, finalizou colocado e viu a bola passar tirando tinta da trave.
A vida do Tricolor ficou ainda mais difícil aos 13 minutos. Em uma dividida, Alan Franco atingiu o calcanhar do meia Otávio, com a sola do pé, e acabou sendo expulso após análise do VAR.
Com um a menos, o time visitante chegou com muito perigo aos 20 minutos. Luiz Gustavo antecipou e roubou a bola no meio-campo, conduziu e concluiu firme, na entrada da área, mas Matheus Mendes espalmou. Luciano aproveitou o rebote e chutou à queima-roupa, mas o goleiro fez nova defesa.
O São Paulo tentou esboçar uma reação, mas esbarrou na dificuldade de jogar com um a menos viu o Galo dominar o restante do segundo tempo, administrando a vantagem.