O time comandado por Luis Zubeldía entrou em campo pressionado, mas conseguiu dar uma resposta à sua torcida após a goleada sofrida contra o Vasco, tendo uma postura bastante aguerrida ao longo dos 90 minutos e não se acomodando com a vantagem construída ainda no início do primeiro tempo.
Com o resultado, o São Paulo foi a 18 pontos e assumiu a sétima colocação, sendo o primeiro time fora do G6 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. O Criciúma, por sua vez, aparece em 13º lugar, com 12 tentos, se aproximando da zona de rebaixamento, já que o primeiro time do Z4, o Atlético-GO, tem apenas dois pontos a menos.
O São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bahia, no Morumbis, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcará o reencontro do Tricolor com seu ídolo, Rogério Ceni, hoje treinador da equipe baiana. O Criciúma, por sua vez, terá pela frente o Internacional, em casa, no mesmo dia, às 18h30.
São Paulo abre o placar no primeiro minuto
O São Paulo precisou de somente um minuto para sair na frente. Aos 55 segundos, Lucas recebeu pela direita, passou pela marcação, invadiu a área e cruzou rasteiro para Luciano, mas a zaga fez o corte. No rebote, Alisson dominou na entrada da área e soltou o pé, marcando um bonito gol para abrir o placar para o São Paulo no Morumbis.
Tricolor amplia com Luciano
Ao contrário dos últimos jogos, em que o time se acomodou após marcar o primeiro gol, nesta quinta-feira o São Paulo manteve o mesmo ritmo, apesar da vantagem, e balançou as redes novamente aos 22 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Luciano soltou a bomba da entrada da área, sem chaces para o goleiro Gustavo, ampliando o placar para os donos da casa.
A partir de então, com o jogo sob controle, o São Paulo ficou mais confortável e só não marcou o terceiro gol por detalhe. Aos 27, Luiz Gustavo recebeu com liberdade na entrada da área e chutou forte, obrigando o goleiro a espalmar do jeito que deu para evitar o que seria o terceiro gol do São Paulo.
Um pouco mais tarde foi a vez de Welington ser acionado na entrada da área e, livre de marcação, soltar a bomba, assustando o goleiro Gustavo.
Criciúma assusta
Antes do intervalo, o Criciúma teve a sua melhor chance no primeiro tempo aos 42 minutos, quando Arthur Caíke recebeu o cruzamento rasteiro da esquerda e completou de primeira, tirando tinta da trave de Jandrei.
São Paulo mantém domínio no 2ºT
O São Paulo voltou para a etapa complementar com o mesmo foco do primeiro tempo, não oferecendo grandes chances ao Criciúma, mesmo com o adversário precisando sair para o jogo na tentativa de buscar o empate. Com mais espaço a ser explorado, o Tricolor quase ampliou o placar aos 15 minutos com Ferreirinha, que arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu no canto, mas sem muita força, facilitando a vida do goleiro rival.
Um pouco mais tarde foi a vez de Ferreirinha deixar a marcação para trás e tocar para Lucas na entrada da área. O camisa 7, por sua vez, ajeitou para Luiz Gustavo chegar batendo com categoria, no cantinho, mandando rente à trave do goleiro Gustavo.
Alan Franco salva em cima da linha
Aos 28 minutos, o Criciúma teve sua segunda grande oportunidade no jogo. Claudinho saiu cara a cara com Jandrei e tirou do goleiro, mas Alan Franco apareceu no meio do caminho para afastar o perigo. No rebote, Barreto bateu buscando o canto direito, mas o zagueiro argentino novamente apareceu providencialmente para tirar de cabeça, praticamente em cima da linha.
Jandrei falha e presenteia Criciúma com gol
Já nos acréscimos do segundo tempo, o Criciúma marcou seu gol de honra, contando com uma falha grotesca de Jandrei, que cobrou tiro de meta nos pés de Arthur Caíke. O atacante dominou e conduziu até a área, batendo na saída do goleiro são-paulino e descontando antes do apagar das luzes no Morumbis.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 CRICIÚMA
Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 27 de junho de 2024, quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro de Matos (BA) e Francisco Bezerra Júnior (PE)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Público: 28.008 torcedores
Renda: R$ 1.382.121,00
Gols: Alisson, ao 1 do 1ºT, Alisson, aos 22 do 1ºT (São Paulo); Arthur Caíke, aos 47 do 2ºT (Criciúma)
Cartões amarelos: Marquinhos Gabriel, Ronald, Newton, Claudinho (Criciúma); Arboleda, Luciano (São Paulo)
SÃO PAULO: Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson (Galoppo) e Lucas (Juan); Luciano (Wellington Rato), Ferreira (Michel Araújo) e Calleri (Diego Costa).
Técnico: Luis Zubeldía.
CRICIÚMA: Gustavo; Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Newton (Trauco), Ronald (Barcia) e Marquinhos Gabriel (Fellipe Mateus); Eder (Allano) e Arthur Caíke.
Técnico: Cláudio Tencati