Neste sábado, Santos e Palmeiras entram em campo para disputarem mais um Clássico da Saudade. Os times entram em campo a partir das 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Embalado pelas duas vitórias consecutivas no Brasileirão, o Santos tentará subir ainda mais na tabela de classificação do torneio. Atualmente, o Peixe é o sétimo colocado da competição, com dez pontos ganhos. No meio de semana, a equipe ficou no empate sem gols com o Bahia, pela Copa do Brasil.
O técnico Odair Hellmann será o oitavo treinador a tentar vencer o Palmeiras no comando do clube alvinegro. O último triunfo do time ocorreu há quase quatro anos, em 2019, com Jorge Sampaoli, De lá para cá, são 11 jogos, com nove derrotas e dois empates.
Para piorar a situação, o técnico ganhou um desfalque de última hora: Mendoza. O colombiano sentiu um desconforto muscular e não ficará à disposição na partida. O meia Ed Carlos também se queixou de dores na coxa e não será relacionado.
Além deles, o Peixe terá as baixas de Marcos Leonardo (a serviço da Seleção Brasileira no Mundial sub-20), Soteldo (em transição física), Eduardo Bauermann (afastado) e Sandry (treinando separado após um procedimento na face). O meia Luan Dias, em reta final de transição, é dúvida.
Já o Palmeiras volta as atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro depois de vencer o Fortaleza, por 3 a 0, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Sob o comando de João Martins, portanto, o Alviverde vai contar com o retorno de Artur, que não pôde atuar diante do Leão do Pici por já ter defendido o RB Bragantino na competição.
Marcos Rocha se recuperou de lesão na coxa esquerda e avançou na transição física. Durante a semana, o lateral participou de trabalhos junto ao grupo e pode figurar, ao menos, no banco de reservas contra o Peixe.
“Clássico é clássico e não importa o momento de cada equipe. Quando estamos dentro da Vila Belmiro, que é um estádio difícil de jogar, tudo se iguala. Estamos com alguns jogos de invencibilidade contra eles, mas isso não irá entrar em campo e não fará parte do jogo. Estamos nos preparando muito bem, mostramos isso contra o Fortaleza na quarta e nosso objetivo é continuar no alto da tabela”, projetou Gabriel Menino.
Esta será a 20ª partida de João Martins como chefe da comissão técnica alviverde. O auxiliar nunca perdeu para o Santos. Em clássicos, o ‘braço direito’ de Abel Ferreira soma três vitórias, um empate e uma derrota apenas. Ao total, são 19 jogos no comando do Palmeiras: 12 triunfos, seis empates e um revés — com 44 gols marcados e 15 sofridos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X PALMEIRAS
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de maio de 2023, sábado
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa)
VAR: Wagner Reway (PB-Fifa)
SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Ângelo, Lucas Braga e Deivid Washington.
Técnico: Odair Hellmann
PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony.
Técnico: João Martins
Fonte: www.gazetaesportiva.com