Diagnóstico para o TEA pode durar anos, afirma advogada especializada no direito do autista
Em entrevista ao RepórterMT, advogada Fernanda Ortega Lopes, especialista em Direito da Criança Autista, fala sobre os benefícios assegurados à toda pessoa na condição de autista. Por exemplo, você sabia e que toda criança que pertença à família de baixa renda tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)? E que isto é garantido pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)? O autismo é uma condição de saúde que gera dificuldade na comunicação e na interação social, bem como tem padrões comportamentais repetitivos e restritos.
Cada pessoa pode desenvolver sintomas diferentes com intensidades diversas. Com isso, a pessoa autista pode ser afetada em todas as suas relações e não consegue, muitas vezes, nem trabalhar. Por isso, é importante que ela tenha conhecimento dos benefícios que possui. Fernanda é presidente da Comissão de Saúde de Várzea Grande, durante relata casos de negligencia, abusos que ferem os direitos da pessoa que apresentam autismo.
“É fundamental que a sociedade conheça os direitos que essas pessoas têm. Conheço famílias que passam anos na busca de um diagnóstico preciso da doença. Sabemos que o autismo tem características ainda desconhecidas, mas nada justifica uma espera de 5 cinco anos por diagnóstico”, pontua a especialista.
Fonte: reportermt.com