Proposta pretende criar espaço para divulgação de trabalhos artísticos e interação entre profissionais da economia criativa
Dayanne Santana
Artistas e agentes da Economia Criativa têm um novo espaço para divulgar serviços. A plataforma Tocarte (www.tocarte.com.br), idealizada pelo produtor Fabian Carlos, é uma rede social focada nos artistas mato-grossenses e permite que pessoas interessadas nos serviços dos artistas e profissionais criativos possam contratá-los ou mesmo acompanhar a agenda de shows e eventos.
O projeto da plataforma foi um dos selecionados no edital MT Criativo, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A plataforma já está disponível para os chamados ‘Early Adopters’ – adotantes iniciais, em tradução literal do inglês. Abertos a experimentar a Tocarte, esses usuários serão convidados a se cadastrar e deverão ser necessariamente agentes da Economia Criativa, a exemplo de produtores, músicos, escritores, pintores.
De acordo com Fabian a proposta é que a nova rede social interligue horizontalmente todos os agentes da Economia Criativa, em Mato Grosso e no Brasil. “Será uma página profissional, um cartão de visita, onde o público e os próprios artistas poderão conhecer novos trabalhos, a história de cada profissional, fazer conexões, postar agendas e também criar novos laços profissionais”, completa.
Dentro das funcionalidades, os usuários poderão postar links, arquivos, fotos e vídeos. Outras ferramentas, como seguir, comentar, reagir e enviar mensagens também serão disponibilizadas. Para criar o perfil basta inserir dados básicos, como nome foto, e-mail e telefone. Os primeiros usuários a se inscreverem ganharão brindes com a marca do negócio.
*Com informações da assessoria