O lateral direito Rafinha será julgado pela 2ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) no próximo dia 21 depois de chamar o árbitro Raphael Claus de “palmeirense” ao ser expulso no clássico entre Palmeiras e São Paulo. O Choque-Rei, que terminou com vitória do Verdão, por 5 a 0, era válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A acusação foi registrada por Claus na súmula da partida. Na primeira etapa, o jogador de 38 anos recebeu amarelo após um golpe com o cotovelo no rosto de Breno Lopes. Já no segundo tempo, ele levou o segundo cartão e, consequentemente, o vermelho, após uma falta no meio de campo.
Rafinha, então, partiu em direção ao árbitro e disse: “Você apita para c*****, mas acho que você é palmeirense”. Na saída para os túneis que dão acesso ao vestiário, o lateral reafimou para o quarto árbitro, Lucas Canetto Belotte: “O Claus é palmeirense, o Claus é palmeirense”.
Por esse motivo, o jogador foi enquadrado no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz respeito ao ato de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do documento”.
Sendo assim, o STJD pode aplicar uma pena de até seis partidas a Rafinha pelas acusações contra Claus. Vale dizer que o jogador já cumpriu um jogo de suspensão automática pela expulsão, no empate por 1 a 1 do São Paulo com o Athletico-PR, na Ligga Arena.
Fonte: www.gazetaesportiva.com