Dois criminosos foram presos na tarde de sexta-feira (6) acusados de furto contra shoppings de Cuiabá. A dupla contava com apoio de mais um casal de comparsas, mas estes seguem foragidos. No ato da prisão, um deles ainda tentou subornar o policial para que o liberasse.
Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha praticou crimes nos 3 shoppings da Capital, tendo como alvo principal óticas.
Os criminosos usavam um aparelho para copiar a frequência do controle de travamento das portas dos estabelecimentos comerciais. A quadrilha ficava nos shoppings, na área de lazer que fica aberta até mais tarde, e próximos às lojas visadas para que pudessem copiar os sinais de frequência. E assim que as lojas fechavam, os criminosos usavam esse sinal para conseguir abrir as portas das lojas, furtavam os produtos e saíam como se fossem clientes dos centros comerciais.
Conforme e polícia, a quadrilha já era investigada e a dupla presa tentava fugir em um ônibus com destino a São Paulo. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de passageiros foi interceptado e os suspeitos abordados. Eles saíram do ônibus e apresentaram informações desencontradas sobre o motivo de estarem em Mato Grosso.
Um deles disse que veio visitar cachoeiras, mas não soube dizer o nome de nenhum local conhecido. O outro afirmou que veio tentar reatar namoro, mas não sabia onde a namorada morava.
Eles tinham bastante bagagem e disseram que eram roupas e presentes, mas não tinham comprovante da compra dos produtos.
Furtos em shoppings
A dupla presa confessou os furtos e disse que todas as ações criminosas foram arquitetadas em conjunto com outros dois comparsas, que retornaram antes para a capital paulista.
Conforme a apuração da Derf Cuiabá, na noite de quinta-feira (05), por volta das 21h50, quatro criminosos entraram no Shopping Goiabeiras e levaram mercadorias de uma ótica. Os funcionários notaram o furto na manhã desta sexta-feira. Foram levados óculos avaliados em, aproximadamente, R$ 500 mil.
A quadrilha, formada por três homens e uma mulher, praticou ainda outros dois furtos em lojas de roupas esportivas nos Shoppings Três Américas e Estação. No dia 1o de janeiro, os criminosos furtaram uma loja no shopping localizado no Jardim das Américas, de onde levaram em torno de R$ 60 mil em produtos.
No dia 04 de janeiro, a quadrilha subtraiu roupas de outra loja, do shopping localizado na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.
Os criminosos usavam um aparelho para copiar a frequência do controle de travamento das portas dos estabelecimentos comerciais. A quadrilha ficava nos shoppings, na área de lazer que fica aberta até mais tarde, e próximos às lojas visadas para que pudessem copiar os sinais de frequência . E assim que as lojas fechavam, os criminosos usavam esse sinal para conseguir abrir as portas das lojas, furtavam os produtos e saíam como se fossem clientes dos centros comerciais.
Durante a abordagem policial, um dos suspeitos usou uma identidade de outra pessoa para tentar escapar da autuação. Foi autuado por furto qualificado, associação criminosa e falsa identidade.
O outro criminoso tentou subornar um dos investigadores e foi autuado pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e corrupção ativa.
Fonte: www.gazetadigital.com.br