PSDB amarga há mais de uma década sem vitórias

PSDB amarga há mais de uma década sem vitórias
Compartilhar

 

 

Depois de anos como protagonista no cenário político mato-grossense, o PSDB se tornou coadjuvante nas disputas do Executivo estadual e cuiabano. A última vitória foi em 2008, com Wilson Santos na Prefeitura de Cuiabá. Desde então, a sigla vem colecionando derrotas e vexames nas últimas 7 eleições e ainda acompanha de perto a ascensão de uma “nova direita”, que tem como líder o presidente Jair Bolsonaro (PL). Considerado o antagonista dos tucanos por muitos anos, o Partido dos Trabalhadores (PT) também não tem tido um desempenho satisfatório nos últimos pleitos.

Levantamento feito pelo Jornal A Gazeta aponta que o PSDB não venceu eleição para o Executivo – de Cuiabá ou do governo do Estado – desde 2010. De lá para cá, foram realizadas 7 eleições e a agremiação foi derrotada em 4 oportunidades, sendo que, nas outras 3, o partido sequer lançou candidato para tentar chefiar o Palácio Paiaguás ou o Palácio do Alencastro.

Em 2010, os tucanos lançaram Wilson para o governo do Estado. No entanto, ele ficou em 3º lugar. O ex-governador Silval Barbosa, que na ocasião estava filiado ao PMDB, que depois passou a se chamar MDB, foi o vencedor. Dois anos depois, Guilherme Maluf (PSDB) ficou em 4º lugar na disputa à Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, Mauro Mendes foi eleito pelo PSB.

Nas eleições de 2014, o partido não lançou candidato. Em 2016, Wilson perdeu novamente na Capital. Dessa vez, ele foi derrotado pelo atual prefeito Emanuel Pinheiro, que venceu pelo PMDB. Em 2018, o então candidato à reeleição, Pedro Taques, que havia saído do PDT e se filiado ao PSDB, ficou em 3º na disputa que Mendes ganhou.

Na ocasião, o atual governador estava filiado no extinto DEM, que se tornou União Brasil após fusão com o PSL. Nas eleições de 2020 e 2022, a legenda não lançou candidato.

PT não cresce

Considerado um estado mais conservador, o PT não possui historicamente um bom desempenho no Estado. A sigla chegou a registrar bons números nas eleições passadas, mas voltou a definhar nas últimas.

No mesmo comparativo com o PSDB, nas últimas 7 eleições, a legenda perdeu em 3 oportunidades: em 2012 e 2014 com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e em 2020 com o ex-juiz federal Julier Sebastião, que tentou a Prefeitura de Cuiabá. Em 2010, 2016, 2018 e 2022 o grupo partidário não lançou candidato.

Leia a reportagem completa na edição de A Gazeta

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %