Na última terça-feira, 13 de agosto, em Brasília/DF, a Comissão de Tomada de Contas (CTC) apresentou o seu relatório opinando pela aprovação, sem ressalvas, da Prestação de Contas do Conselho Federal de Odontologia. Com base nesse relatório, o Plenário do Conselho aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício de 2023.
Na prática, a aprovação do relatório de prestação de contas pelo Plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO) tem como base a análise detalhada realizada pela Comissão de Tomada de Contas (CTC). Este relatório, elaborado com o apoio da gerência contábil, consolidou as informações financeiras referentes as receitas e despesas executadas em 2023, que constituem a prestação de contas do CFO.
Para o presidente da Comissão de Tomada de Contas (CTC) e Conselheiro Federal, Ataíde Mendes Aires, a aprovação do relatório reflete um trabalho conjunto e bem coordenado entre a CTC e o assessoramento técnico do CFO. “Essas declarações sublinham a importância da colaboração eficaz e das práticas de controle interno para a manutenção da integridade e da eficiência na administração do CFO e dos Conselhos Regionais, visando uma maior integração e excelência no atendimento das demandas dos profissionais e da sociedade”, concluiu.
O presidente do CFO, Juliano do Vale, parabenizou todos os envolvidos na construção da fundamentação técnica que resultou na aprovação pelo Plenário e destacou, “O trabalho desenvolvido pela Comissão de Tomada de Contas (CTC) reforça a importância da colaboração eficaz e da precisão técnica na administração financeira do Conselho Federal de Odontologia (CFO), bem como os impactos positivos das recentes melhorias no Sistema Conselhos e na Odontologia em todo o Brasil”, destacou.
A análise rigorosa e a aprovação são fundamentais para garantir a transparência e a boa gestão dos recursos, reforçando o compromisso da administração do CFO em promover a responsabilidade fiscal. Para mais detalhes, o relatório aprovado estará disponível no portal da Transparência no site do CFO.
Sobre a comissão:
Conforme estabelecido pelo Capítulo VII do Regimento Interno do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Comissão de Tomada de Contas (CTC) desempenha um papel importante no processo de análise e julgamento das contas da Autarquia. Esta comissão tem como principal função oferecer considerações detalhadas sobre os resultados da gestão do CFO. O trabalho da CTC é essencial para garantir que o processo de aprovação das contas seja conduzido de forma justa e informada.
Fonte: website.cfo.org.br