Polícia Militar inicia formação do 5º Curso de Operações Especiais do Bope

Polícia Militar inicia formação do 5º Curso de Operações Especiais do Bope
Compartilhar

Curso tem duração de seis meses e forma militares para atuarem em combate ao crime organizado

A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, ao 5º Curso de Operações Especiais (Coesp) do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O curso reúne 22 militares do Estado e também de Pernambuco. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT.

Durante seis meses, os alunos passarão por constantes capacitações teóricas e práticas sobre a doutrina de operações especiais da PMMT. Os formandos se tornarão aptos para ingressarem ao Bope, conhecida como a “Tropa de Elite” da polícia mato-grossense.

O comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, discursou na solenidade e destacou o caráter desafiador do curso como de alto grau de dificuldade e nível técnico operacional exigido a todos os participantes.

“É um curso de extrema exigência. Antes mesmo do início, os alunos passaram por testes preparatórios para estarem aptos a entrarem neste desafio. Por isso, desejo a cada um de vocês, alunos, que fortaleça o espírito de grandes guerreiros e que, ao final, possam carregar a caveira do Bope com honra e coragem, pois essa é a nossa missão”, afirmou o tenente-coronel Frederico.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas vindas aos alunos do curso e ressaltou que o Coesp tem o objetivo de preparar os militares para atuarem em todas as extremidades das categorias de crimes organizados.

“Saibam que vocês são corajosos por se inscreverem no curso e toparem o desafio para servir a nossa sociedade. Fizemos atualizações, com ensinamentos muito mais técnicos e voltados para o combate ao crime organizado. Um curso que continua sendo desafiador, pois sabemos que, quando acionamos um militar de operações especiais, é porque todos os nossos meios possíveis já foram determinados e que nossa última linha de ação são os nossos ‘caveiras’ do Bope”, finalizou o coronel Mendes.

A aula inaugural foi finalizada com uma palestra do subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais, Christian Vianna de Azevedo, que falou sobre “Organizações criminosas no contexto da segurança pública”. O convidado também parabenizou os alunos sobre o início do curso.

“A formação de operações especiais visa capacitar o policial militar para atuar em situações diferenciadas, difíceis e imprevisíveis. Parabéns a todos os policiais que estão iniciando esse curso e que vocês persistam e consigam a vitória de vocês”, afirmou.

História

O primeiro Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso foi realizado no ano de 2009 e a edição mais recente foi finalizada no ano de 2022. Desde então, nas quatro edições realizadas, 30 militares da PM de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal foram formados no curso.

Hallef Oliveira  PMMT

Foto: Hallef Oliveira


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %