Polícia Civil prende faccionado que comandava tráfico de drogas em Campos de Júlio

Polícia Civil prende faccionado que comandava tráfico de drogas em Campos de Júlio
Compartilhar

Suspeito liderava um esquema de extorsão, cobrando “taxas de proteção” de comerciantes locais, sob represálias violentas

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (20.3), a Operação Ignis, para combater a atuação de uma facção criminosa na cidade de Campos de Júlio. A ação resultou na prisão de uma liderança do grupo. Na operação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao tráfico de drogas.

A operação integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio, identificaram o papel central da liderança na estrutura da facção criminosa no município, atuando como um dos principais fornecedores do tráfico de drogas e responsável por atividades ilícitas como extorsão, tortura, incêndio criminoso e homicídios.

As investigações apontam que o faccionado iniciou sua trajetória criminosa como “aviãozinho”, entregando entorpecentes para a facção. Com o tempo, ele ascendeu na hierarquia e tornou-se responsável pela disciplina interna, aplicando punições violentas, os chamados salves, contra membros que descumpriam regras do grupo.

De acordo com as apurações, o suspeito liderava um esquema de extorsão, cobrando “taxas de proteção” de comerciantes locais, que eram ameaçados com represálias violentas, incluindo incêndios criminosos e depredação de estabelecimentos.

Além disso, ele é apontado como mandante de execuções. Um dos crimes mais graves atribuídos a ele é o incêndio criminoso que levou à morte de Rafael da Silva Ramos. Segundo a polícia, o faccionado ordenou que a vítima incendiasse um táxi como forma de intimidação, mas as chamas se alastraram, impedindo a fuga de Rafael, que morreu asfixiado e com queimaduras severas.

Durante as buscas, a equipe de policiais da Delegacia de Campos de Júlio encontrou grande quantidade de entorpecentes na residência do investigado, comprovando sua ligação com a facção.

O delegado responsável pelas investigações, Mateus Reiners, apontou que o objetivo da operação é desmantelar a atuação da facção criminosa na região. “A Polícia Civil vem trabalhando, por meio de investigações e operações, para restaurar a segurança pública e coibir práticas criminosas que geram sensação de insegurança entre os moradores”, disse o delegado.

Disque Extorsão

O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas”, para denúncias pelo telefone 181 e virtual (clique aqui para acessar), por meio do programa Tolerância Zero. O novo canal é exclusivo para este tipo de serviço, permitindo denúncias anônimas, com sigilo garantido.

Polícia Civil-MT


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %