MT: PATRIMÔNIO ABANDONADO: Casarão histórico desaba após fortes chuvas em Cuiabá

MT: PATRIMÔNIO ABANDONADO:   Casarão histórico desaba após fortes chuvas em Cuiabá
Compartilhar

Imóvel pertenceu ao fazendeiro Manoel Cuiabano e foi lar do colunista social Jejé de Oyá

Diário de Cuiabá
O casarão, que pertenceu à família Cuiabano, caiu no domingo, após chuva intensa na Capital

Mais um casarão localizado no Centro Histórico se transforma em ruínas, em Cuiabá.

Desta vez, trata-se da casa que pertenceu ao fazendeiro Manoel Pereira Cuiabano e foi lar do colunista social e carnavalesco Jejé de Oyá.

Construído com tijolos de adobe, o imóvel desabou no domingo (13), após a intensa chuva, durante a madrugada na Grande Cuiabá.

Nesta segunda-feira (14), pela manhã, a Defesa Civil esteve no local avaliando a situação e as casas próximas à Praça Antônio Corrêa, atrás da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.

Leia também:

Ex-secretária realiza sonho como motorista na coleta de lixo

A equipe interditou a passagem de veículos e de pessoas nas proximidades, para evitar maiores acidentes e também para retirada dos escombros, o que foi feito por um trator.

O órgão municipal identificou outras duas casas que correm risco de queda e esteve auxiliando os moradores a retirar móveis e até uma motocicleta.

Eles também foram orientados a deixarem as residências por causa dos riscos de novos desabamentos. Não houve feridos.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, José Zanetti, durante a madrugada, o telhado da casa que fica em uma esquina logo atrás da igreja desabou e, por isso, há muitos escombros na rua.

“Caiu uma parte da frente dessa casa e vamos ter que demolir o restante. Tem muito escombro. Tinha uma pessoa que morava na casa, mas ele não se feriu e está retirando seus pertences. Vamos demolir uma outra casa que fica em frente, e tem outra que ainda está sendo avaliada”, disse.

Na região do Centro Histórico, há outros antigos imóveis que desabaram parcialmente e interditam, inclusive, a calçada e parte da faixa de rolamento.

Um deles está localizado na Rua Campo Grande.

Lá, um trecho da via foi bloqueado em janeiro de 2021, diante do perigo iminente de queda.

A interdição segue até o momento, sem que qualquer intervenção de recuperação fosse realizada no casarão, construído no século XVIII.

ABANDONO – No início de 2019, um levantamento feito pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) apontou o abandono de 98 casarões localizados no conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da Capital mato-grossense.

Desse montante, 43 já apresentam risco de desabamento e os outros 55 ainda precisavam passar por vistoria.

Na ocasião, os dados foram repassados ao Iphan.

Ao todo, o Centro Histórico conta com aproximadamente 400 imóveis tombados em conjunto (Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico), sendo apenas um deles tombado também isoladamente.

Neste último caso, trata-se da Igreja do Rosário e São Benedito (tombado em 1975).

Esses bens estão situados em uma área tombada, que compreende, basicamente as ruas Pedro Celestino (antiga Rua de Cima), Ricardo Franco (do Meio) e a Galdino Pimentel/7 de Setembro (de Baixo) e imediações das ruas 27 de dezembro e Cândido Mariano e Avenida Mato Grosso, entre outros.

Fonte:       diariodecuiaba.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %