Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com 7,7% das intenções, seguido de Simone Tebet, que tem 1,4%
Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, contratada pela corretora BGC Liquidez e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nos cenários testados para as eleições presidenciais.
Na simulação com mais pré-candidatos, o petista tem 41,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 35,3%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com 7,7%.
Na sequência vêm Simone Tebet (MDB), com 1,4%; André Janones (Avante), com 1,3%; Luciano Bivar (União Brasil), com 0,9%; Pablo Marçal (Pros), com 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,6%; Felipe d’Avila (Novo), com 0,3%, e Eymael (DC), com 0,1%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet, Janones, Bivar, Marçal, Vera Lúcia, d’Avila e Eymael estão tecnicamente empatados.
Pesquisa espontânea
O levantamento também produziu um cenário espontâneo, no qual Lula e Bolsonaro teriam um empate técnico, já que o petista regisrou 28,3%, e o atual chefe do Executivo teve 27,3% das intenções de votos. Ciro Gomes aparece na terceira colocação, com 2,2%. A pesquisa produziu apenas uma simulação de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro. Nela, o ex-presidente também sairia vitorioso, com 47,3%, enquanto o atual presidente ficou com 39,2%.
O levantamento de hoje não é comparável com a edição de maio da pesquisa, já que houve mudança nos nomes apresentados aos entrevistados. Agora, foram incluídos Eymael, Pablo Marçal e Vera Lucia. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) também foi removido das alternativas após deixar a disputa pelo Palácio do Planalto. Na rodada anterior, Lula tinha 40% das intenções de voto. Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 35,2%. Em terceiro lugar estavam Ciro e Doria (PSDB), com 7,4% e 3,2%, respectivamente. Até então, o tucano ainda estava na corrida presidencial.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores com 16 anos ou mais. As opiniões foram coletadas entre os dias 26 e 30 de maio em entrevistas pessoais. O índice de confiança do levantamento é de 95% e o registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-04618/2022.
Atualmente, o Paraná Pesquisas também realiza levantamentos por telefone, com operadores treinados conversando com eleitores. O instituto informou ao UOL que realiza pesquisas usando diferentes métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.
Fonte: www.midianews.com.br