Uma das principais forças do futebol brasileiro, o Palmeiras se consolida também como a equipe a ser batida no estado no período recente. Com a classificação sobre o Ituano, no último final de semana, o Verdão chegou a sua sexta final de Paulistão na última década.
Isso representa que o Palmeiras esteve em mais da metade das dez últimas finais, já contando com a que será disputada nas próximas semanas. Essa, inclusive, será a quarta decisão de estadual consecutiva da equipe alviverde.
No ano passado, a equipe de Abel Ferreira sagrou-se campeã ao bater o São Paulo na final de maneira emocionante, revertendo o placar agregado no Allianz Parque. Já em 2021, os palmeirenses ficaram com o vice-campeonato, perdendo justamente para o Tricolor Paulista.
Em 2020, ano em que o calendário foi diretamente impactado pela pandemia de covid-19, o Palmeiras superou o Corinthians e ficou com o título, ainda comandado por Vanderlei Luxemburgo. A vitória serviu como um troco pela derrota sofrida em 2018, quando ficou com vice após perder para o rival na decisão.
Antes disso, o Palmeiras já havia chegado na decisão em 2015. Naquele ano, a equipe então comandada por Oswaldo de Oliveira foi derrotado pelo Santos e ficou com o vice-campeonato.
Dessa forma, nas últimas dez edições do Campeonato Paulista, o Palmeiras só esteve de fora em 2014, 2016, 2017 e 2019. Em todos esses anos, o Verdão acabou eliminado na semifinal da competição.
💥🎯
Veja todas as fotos das atividades desta quinta-feira 📷 ➤ https://t.co/rVndhVGRMQ#AvantiPalestra pic.twitter.com/ZmJr7A82Zs
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 22, 2023
Fonte: www.gazetaesportiva.com