Policial Civil prendeu na manhã desta terça-feira (24), 32 dos 57 alvos da Operação Fake Farmer, que busca desarticular uma associação criminosa de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro em negociações de vendas agropecuárias.
Ao todo foram 33 pessoas presas, 32 por ordem judicial e uma por posse ilegal de arma de fogo.
Mandados foram cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Araputanga e Paranaíta. Outros 61 mandados de busca e apreensão também foram executados, além do sequestro judicial de R$ 1,5 milhão e o bloqueio de mais de 830 contas bancárias ligadas aos investigados.
A quadrilha atua de maneira especializada com o golpe do falso intermediador de vendas em negociações agropecuárias, que envolvem valores elevados e exploram a precariedade do sinal de internet nas zonas rurais, em que parte da transação é desenvolvida.
Investigações
As investigações iniciaram após a informação de um golpe na modalidade falso intermediador de vendas, ligado à compra e venda de grande quantidade de gado.
Após manter contato com vasta lista de corretores de gado, o golpista intermediou a venda, se apresentando ao real proprietário dos animais como devedor do comprador. Ao comprador, o mesmo suspeito disse que havia adquirido o rebanho por meio de uma negociação imobiliária, enganando assim as duas vítimas.
Na negociação, o comprador foi induzido pelo estelionatário a efetuar seis transferências PIX que totalizaram R$ 1,5 milhão para criminosos de Mato Grosso que, por sua vez, pulverizaram o valor entre outras 52 pessoas envolvendo várias instituições bancárias.
Veja os nomes:
Isis Dias de Almeida
Joilso Pires de Bulhões
André Fernandes de Souza
Paula Beatris Garcia
Adriano Santos da Cruz
Regiane Sales Erculano
Edward Ferreira Soares
Carlos Magno Otácio de Oliveira
Andre Luiz de Campos
Carminda Lara da Cruz
Irene Alves Teodoro Carvalho
Amanda da Silva Carvalho
Edcleuson da Silva Ferreira
Wesley Almeida Silva
Jessica Nayara Silva
Andressa Bruno de Assis
Talissa Roberta Canavarros
Rafaela Renata de Almeida
Breno Alves
Valdicreia Vieira Soares
Valdecy Mesquita Sales
Anny Cristhina Oliveira dos Anjos
Breno Eduardo Maciel
Ana Paula Meireles
Renata da Silva Duarte
Renan Luiz da Silva Tavares
Victor Augusto da Luz
Bruno Alves de Oliveira
Jackson Soares Giovane Bispo
Giovani Bispo
Johnatan Wilian de Deus Santiago
Ana Flávia da Silva Duarte
Matheus Henrique da Cruz – Preso em flagrante
Fonte: gazetadigital