No Rio, exposição relembra os horrores da ditadura militar

No Rio, exposição relembra os horrores da ditadura militar
Compartilhar

 

Com imagens e documento inéditos, Museu da República abriga a exposição sobre a antiga sede do DOPS, na Guanabara. Projeto conta com emenda da deputada Dani Balbi

O Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), recebe a exposição “Rua da Relação, 40: Testemunho material da violência de Estado”, a partir de domingo (26), quando será inaugurada, e fica em exibição até 4 de fevereiro. O endereço trazido no título remete ao Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

A exposição é promovida pelo “Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação” e pela “Campanha Ocupa DOPS” e conta com financiamento de emenda parlamentar da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB). Entre os apoiadores da exibição, que conta com imagens e documentos históricos, está a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

Os visitantes poderão saber mais sobre a história do Palácio da Polícia que abrigou a sede do DOPS do estado da Guanabara. No local eram desenvolvidas atividades de repressão, perseguição política e tortura.

Entre os destaques retratados está o deputado Rubens Paiva, que tem a história de sua família contada no filme ‘Ainda Estou Aqui’. Ele era monitorado na época em que fez um histórico discurso pela Rádio Nacional contra o golpe militar que impôs a ditadura. Paiva teve seu mandato cassado e partiu para o exílio na Iugoslávia, mas esteve monitorado pelos agentes da repressão mesmo no avião da Panair rumo à Europa – ele retornou ao país em 1965. O relatório desses fatos produzido pela Secretaria de Segurança do Estado da Guanabara foi recuperado pela curadoria.

Ao RioCarta, a deputada fala do seu apoio para transformar a antiga sede do DOPS em museu: “Um dos meus primeiros projetos de lei na Alerj foi pela transformação do antigo prédio do DOPS em um Museu da Memória e da Verdade. Espero que essa exposição contribua para o convencimento do governo do estado sobre a importância de criarmos esse Museu”, diz Balbi.

Serviço:

Rua da Relação, 40: testemunho material da violência de Estado.

Museu da República – Pátio Interno
Abertura: 26 de janeiro de 2025
Encerramento: 4 de fevereiro de 2025
Cerimônia de Abertura: dia 26/01, às 10h.
Curadoria: Lucas Pedretti

*Informações RioCarta, CBN e ABI

Fonte:  www.brasilcultura.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %