Prisão de piloto com 462 kg de cocaína, no aeroporto de Sinop, deu início à investigação
Investigador da Polícia Federal na casa de um dos alvos
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (29) a Operação Mãos ao Alto, que tem como alvo uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas por avião.
Foram expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Sinop três mandados de prisão temporária, cinco mandados de busca e apreensão, além de arresto de bens nas cidades de Sinop e Primavera do Leste e Belém (PA) e Novo Progresso (PA).
O objetivo era atingir o núcleo da organização criminosa, com a segregação temporária dos principais membros, além das apreensões de duas aeronaves e o do arresto de ativos financeiros, no montante de R$ 10 milhões.
A investigação teve início após operação conjunta da Polícia Federal, Gefron, PMMT e Ciopaer, realizada em 26 de fevereiro deste ano
Na ocasião as equipes interceptaram um avião Cessna Aircraft, modelo 182N, assim que ele pousou no aeroporto Presidente João Batista de Figueiredo, em Sinop, com 462kg de cocaína.
O piloto foi preso em flagrante e os seus aparelhos telefônicos apreendidos.
Após a prisão, as forças policiais apreenderam 1.700kg de cocaína escondidos entre folhas e lonas, em uma região de mata do Pantanal de Poconé.
Depois de identificar a origem do trajeto da aeronave, uma pista clandestina localizada no interior da fazenda São José, naquele município.
A droga apreendida em Sinop seria apenas uma parte daquela mantida em depósito pelo mesmo grupo criminoso em Poconé, que ainda seria transportada por avião.
O nome da operação faz alusão à abordagem realizada ao piloto durante flagrante no aeroporto de Sinop, quando foi verbalizado, logo após o pouso, para que mantivesse suas mãos para cima até que todos estivessem em segurança, já que o fato ocorreu no horário de grande movimento de passageiros no aeroporto.
Fonte: midianews