Dois dos maiores artistas brasileiros e contemporâneos, Lima Duarte e Fernanda Montenegro mantém uma amizade cultivada há anos e para quem dá o mesmo presente todo ano. Ambos com 94 anos, a mãe de Fernanda Torres chega aos 95 em outubro, enquanto o ator ganha especial na Globo na faixa “Tributo” nesta sexta-feira (19) às 23h15 quando recorda além da carreira estrelar um recente drama vivido na vida pessoal com a morte precoce de uma das filhas, há dois meses.
Eternizado como o Zeca Diabo (“O Bem-Amado!”, 1973) e Murilo Pontes (“Pedra Sobre Pedra”, 1992) só para citar dois dos mais de 50 personagens que interpretou apenas na emissora carioca, Lima conheceu Fernanda nos anos 1950, quando a TV chegou ao Brasil. Hoje, o veterano e avô de Paloma Duarte, com quem contracenou em sua mais recente novela, é o único vivo daquele seleto time que participou da primeira transmissão televisiva não só no Brasil como na América Latina.
Além de emocionar ao falar da filha recém-falecida, o protagonista da primeira versão de “Pecado Capital” (1975) ainda entrega qual é o presente que envia para Fernanda Montenegro com certa frequência. “Mirra! No fim do ano eu distribuo para os amigos. A Fernanda recebeu várias mirras minhas. Corto e mando um galhinho de mirra“, afirmou no documentário citando a planta que tem em seu sítio ao lado de árvores frutíferas, em Indaiatuba, interior de São Paulo.
A árvore da mirra pode chegar a cinco metros de altura. Medicinal, a planta combate infecções na pele e na gengiva, além da dor de garganta e é nativa da península arábica e da África. Par da dama dos palcos em “O Outro Lado do Paraíso” (2017, onde foram Mercedes e Josafá), o ator explicou o motivo do presente.
“Porque o ouro, Belchior já te deu, é o talento que você tem. O incenso é a sociedade, a literatura, tudo que nos inebria. Restou a mirra, que ninguém quis saber dela, então eu planto, louvo e mando pra você”, disse fazendo referência aos presentes dados pelos reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) a Jesus em seu nascimento.
E reforçou a amizade com Fernanda. “Somos muito amigos, nos amamos. Fernanda e eu nos amamos. Quer ver os recados que ela manda no telefone?”, questionou o dublador de personagens como Wally Gator e ex-apresentador do “Som Brasil”.
Fonte: purepeople.com.br