Museu de História Natural de MT oferece atividades inclusivas em programação de evento nacional

Museu de História Natural de MT oferece atividades inclusivas em programação de evento nacional
Compartilhar

De quarta a domingo (25 a 29/09), equipamento cultural da Secel-MT celebra a 18ª Primavera dos Museus com entrada gratuita

O Museu de História Natural de Mato Grosso vai oferecer uma programação inclusiva e diversificada para a 18ª Primavera dos Museus, que será realizada de quarta-feira a domingo (25 a 29/09).

Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a programação no equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) contará com oficinas de Libras e de pintura inclusiva, experiências sensoriais, observação de aves, vivência rítmica, dentre outras atividades.

Além disso, as visitas ao Museu de História Natural de Mato Grosso serão gratuitas durante o período do evento, que é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em todo o país.

Confira a programação:

 

Visita mediada gratuita 

De quarta a domingo (25 a 29/09), os visitantes poderão explorar gratuitamente a rica pré-história de Mato Grosso, que inclui fósseis de dinossauros e animais da megafauna, além de artefatos arqueológicos e etnográficos.

Para a visitação mediada, os horários são às 8h, 10h, 14h e às 16h. A visitação sem mediação pode ser feita das 8h às 18h.

 

Vivência com estudantes da rede pública

Na quarta (25.09), das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30, o espaço recebe estudantes de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande para a atividade “Vivência no Museu”.

Além da visita guiada, os estudantes participam de uma oficina de customização de camisetas, em que poderão expressar sua criatividade e levar para casa uma lembrança personalizada de sua experiência no Museu.

 

Entre dinossauros e aves: uma experiência sensorial 

Na quinta-feira (26), das 13h30 às 16h30, a agenda é dedicada à Associação Mato-grossense dos Cegos.

Nesse dia, o Museu proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar texturas e formas de fósseis de dinossauros e aves.

 

Pintura Inclusiva 

Na sexta-feira (27), das 9h às 11h, será a vez da turma da Escola Estadual Almira de Amorim Silva visitarem o Museu.

Os estudantes irão conhecer as coleções de paleontologia, arqueologia e etnologia, e ainda participar da oficina de pintura inclusiva, conduzida pela artista Tânia Pardo.

 

Atravessando a Ponte

Também na sexta (27), no período da tarde, das 13h30 às 16h30, o Museu recebe a turma do projeto “Atravessando a Ponte”, da Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, de Várzea Grande.

Após a visita, os estudantes irão compartilhar os temas explorados com o restante da escola.

 

Oficina de Libras para Crianças

No sábado (28), das 9h às 11h, haverá a oficina que apresenta os sinais básicos da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) por meio de jogos. A atividade, que será realizada na área verde do Museu, visa promover um aprendizado lúdico e divertido às crianças.

As inscrições para participar da oficina serão abertas na quarta (25), às 17h, pelo link: https://linktr.ee/mhnmt

Passarinhada Infantil 

No domingo (29), das 8h às 9h, será oferecido um passeio guiado para crianças ao redor do Museu, localizado às margens do rio Cuiabá.

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de ouvir o canto, admirar as cores vibrantes e apreciar a diversidade das aves.

As inscrições também serão abertas na quarta (25), às 17h, pelo mesmo link: https://linktr.ee/mhnmt

Lançamento de livro e vivência rítmica

Ainda no domingo (29), das 9h às 11h, o Museu acolhe o lançamento oficial do livro “Tempo Passarinho”, da artista Daniela Monteiro.

O evento contará com uma vivência rítmica, em que os participantes poderão interagir com elementos do livro de forma dinâmica e envolvente. Após a atividade, haverá sessão de autógrafos.

Para essa atividade é necessária inscrição prévia, que também deve ser feita a partir de quarta (25), às 17h, pelo link: https://linktr.ee/mhnmt

O Museu 

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e está sob gestão compartilhada desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

 

Serviço | 18ª Primavera dos Museus 

Programação no Museu de História Natural
Mais informações: 65 99686-7701 ou Instagram @museuhistorianaturalmt

(Com informações da Assessoria do Museu)

Cida Rodrigues  Secel-MT Foto: Divulgação


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %