Sobre o redimensionamento na rede pública, a Secretaria Municipal de Educação esclarece que:
- A rede pública municipal de ensino de Cuiabá iniciou o processo de Redimensionamento em 2016 de forma gradual e, este ano, finalizará a organização da sua demanda, com a conclusão desse processo nas últimas quatro unidades educacionais que ainda atendem do 6º ao 9º Anos.
- O Redimensionamento acontece em regime de colaboração entre Estado e Município e, como uma política de Estado, está previsto em leis federais, estaduais e municipais da educação pública.
- De acordo com o Redimensionamento, os municípios são responsáveis pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental dos anos iniciais (dos 1º aos 5º Anos), e o Estado pelo Ensino Fundamental, séries finais (dos 6° aos 9° Anos).
- O Redimensionamento está vinculado à otimização dos recursos e qualidade do ensino ofertado assim como a ampliação do atendimento, por parte do Município, à Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, Pré-Escola (faixa etária dos 4 e 5 anos) e do 1º ao 5º Ano.
- Em relação à ECIMC Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte, com o Redimensionamento, a partir de 2024, a unidade atenderá 480 estudantes do Ensino Fundamental, em 16 turmas do 4º e 5º Anos, nos períodos matutino e vespertino. Os estudantes do 1º ao 3º Anos serão atendidos na EMEB Moacyr Gratidiano Dorileo.
- Por fim, está garantida a prevalência de matrículas para os estudantes nas escolas mais próximas possíveis.
- Para os estudantes da ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, foram disponibilizadas pelo Estado, as Escolas Estaduais Profª. Paciana Torres de Santana e Hermelinda de Figueiredo.
MARIA BARBANT Prefeitura Cuiabá