O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), realizou o lançamento da programação do “Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá”, evento alusivo à comemoração do aniversário de 304 anos da capital mato-grossense. A programação ocorrerá no Sesc Arsenal, entre os dias 5 e 30 de abril.
Leia também -Plano para preservação do Modo de Fazer Viola de Cocho será lançado em Cuiabá
A cerimônia que marcou o anúncio da festividade foi realizada nesta quinta-feira (16), no foyer do espaço de cultura, e contou com a participação do presidente em exercício da Fecomércio-MT, Marco Pessoz, do diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, da secretária Municipal de Turismo de Cuiabá, Nilza Taques, entre outros convidados.
“O Sistema Fecomércio-MT reconhece a relevância desta data comemorativa e a importância de preservar a história. Por isso, investe nessa iniciativa com uma ampla programação que valoriza a cultura regional e celebra mais um aniversário da nossa capital”, ressalta o presidente em exercício.
As retratações do artista plástico Walmir Leite sobre a “Cuiabá Antiga” serão exibidas na exposição ‘Cuiabania em Tela’, que ocupará a galeria do Arsenal. Leite é um remanescente na pintura com espátula, preservando a utilização da técnica. O Sesc-MT também irá lançar a segunda edição do livro ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’, produção que conta parte da história da cidade aniversariante.
“Pescuma, Henrique e Claudinho” e “Roberto Lucialdo e Banda” estão entre as atrações que irão se apresentar no “Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá”. No repertório, canções que exaltam a musicalidade da capital, sua cultura e memória.
Já o grupo ‘Flor de Atalaia’ levará o público a conhecer mais sobre o siriri, dança compreendida como uma forte manifestação da cultura regional.
Para as crianças haverá jogos, brincadeiras e oficina de peteca. Os ritmos de Cuiabá também ganham destaque em uma aula de dança especial. Além disso, também serão realizadas uma oficina de artes visuais com pintura em tela e a performance de artes visuais “Cuiabania”, com Adriano Figueiredo.
Fonte: gazetadigital.com.br