MT: VAREJO: Vendas no comércio de MT superam média nacional no quadrimestre

MT:  VAREJO:   Vendas no comércio de MT superam média nacional no quadrimestre
Compartilhar

 

Na passagem de março para abril, as vendas no comércio varejista mato-grossense cresceram 2,8%, recuaram 1,2% na comparação anual em relação a abril do ano passado e fecharam o acumulado dos quatro primeiros meses desse ano com alta de 5,3% sobre igual intervalo de 2023. No Brasil, na mesma comparação de janeiro a abril, o crescimento também é positivo, mas de 4,9%. Ou seja, o vigor em Mato Grosso, ainda supera o nacional.

Esses e outros números fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. “Neste ano, o varejo veio com resultados mais expressivos e, nos últimos três meses, vem alcançando o último recorde da série com ajuste sazonal, que havia sido em outubro/novembro de 2021”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Das oito atividades pesquisadas, cinco avançaram em abril, com destaque para hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), que exerceram as principais influências sobre o resultado geral.

“No caso de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, essa variação com grande amplitude significa um certo rebatimento do mês anterior, quando houve queda de 10,1%, por conta do crescimento forte do dólar. Em abril, algumas grandes marcas deram descontos nos produtos e, apesar da estabilidade do dólar, o setor conseguiu se recuperar”, diz o pesquisador. No ano, a atividade acumula alta de 3,5%.

O avanço nas vendas do setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%), que responde por 55,2% do índice geral, veio após duas variações negativas seguidas (-0,2% em março e -0,1% em fevereiro). “Essa atividade não cresceu nos dois meses anteriores, com resultados próximos de zero, e essa estabilidade, com base um pouco mais baixa, explica o crescimento em abril”, pontua o gerente.

Fonte:    diariodecuiaba.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %