A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e as entidades que compõem a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) promovem dia 22 de setembro o V Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa.
O evento será no formato híbrido, a partir das 8h (horário de MT), no Cenarium Rural em Cuiabá-MT. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita aqui: https://bit.ly/3d1NW0D.
O Fórum terá debates envolvendo o produtor rural, Poder Público, médicos veterinários, especialistas, iniciativa privada e representantes do setor produtivo rural mato-grossense.
“Teremos a oportunidade de dialogar com os produtores rurais, com a sociedade de um modo geral, mostrando não apenas o que já realizamos, mas, principalmente, que estamos no caminho certo para o avanço da agropecuária mato-grossense”, disse o analista de Pecuária da Famato e médico veterinário, Marcos de Carvalho.
Serão abordados temas como o andamento do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa em Mato Grosso; a relevância e responsabilidade que os produtores rurais possuem para o avanço do setor; os benefícios para o reconhecimento de área livre sem vacinação; atualização do rebanho e trânsito em 2023; importância do calendário sanitário e da biosseguridade na propriedade rural; mesas redondas; panorama do Brasil em relação à retirada da vacinação, entre outros.
Entre os palestrantes estão João Marcelo Brandini Néspoli e Ana Carolina Schmidt, ambos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), professor e médico veterinário Amauri Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Diego Viali, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outros nomes do setor.
Como mediadores das mesas redondas estão o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzzi, e o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da CNA, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido por Chico da Pauliceia.
O Fórum é organizado pelas entidades: Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Aproleite (Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso), Fesa (Fundo Emergencial de Saúde Animal), CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso) e Sindifrigo (Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso).
Programação:
8h às 8h30: Abertura
8h30 às 10h20: Painel “2023 sem vacinação, o que vai mudar?”
8h30 às 8h50: Evolução do plano Estratégico do PNEFA/MT, como ficará atualização de estoque do rebanho e trânsito em 2023? – Ana Carolina Schmidt, Fiscal Estadual do Indea
8h50 às 9h10: Papel do produtor num estado livre de febre aftosa sem vacinação – Áureo Cândido Costa Júnior, pecuarista Nelore Aurora
9h10 às 9h50: Importância do calendário sanitário e da biosseguridade na propriedade rural – Amauri Alfieri, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
9h50 às 10h20: Mesa redonda
Mediador: Francisco Manzi, diretor técnico da Acrimat
10h20 às 10h40: Intervalo
10h40 às 11h50: Painel “Visão geral do processo e perspectivas do PNEFA”
10h40 às 11h: Panorama do Brasil em relação a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa – Diego Viali, Fiscal Federal Agropecuário do Mapa
11h às 11h20: Resultado do simulado de emergência contra a Febre Aftosa realizado em Juscimeira-MT – João Marcelo Brandini Néspoli, Fiscal Estadual do Indea
11h20 às 11h50: Mesa redonda
Mediador: Chico da Pauliceia, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da CNA
11h50: Encerramento
Fonte: cenariomt.com.br