Projeto de Lei 1363/2023 foi apresentado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (31) pelo governo estadual com o intuito de combater a pesca predatória nos rios de Mato Grosso pelos próximos 5 anos. Segundo o Estado, o projeto também quer garantir que o pescador profissional artesanal mantenha sua renda no período em que a caça, coleta e pesca ficarem suspensas.
Proposta do governo prevê que no período de 5 anos, a começar em 1º de janeiro de 2024, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado fiquem proibidos em todos os rios de Mato Grosso.
Durante esse período, serão autorizadas as práticas de pesca “pesque e solte” e a pesca de subsistência. Os pescadores artesanais serão beneficiados com um auxílio financeiro por um período de 3 anos, além de receberem capacitação por meio dos programas oferecidos pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), voltados para o turismo ecológico, pesqueiro e a produção sustentável da aquicultura.
Leia também – Ativista da pesca chora ao criticar PL que quer proibir transporte de pescado em MT
Segundo Estado, medida foi necessária em razão da redução dos estoques pesqueiros em rios, colocando em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e estados vizinhos. Além da preservação das espécies e combate à pesca predatória, o objetivo do projeto também é fomentar o turismo no Estado e garantir emprego e renda para as famílias.
O projeto será apreciado pelos deputados estaduais na próxima sessão, realizada na quarta-feira (7).
Fonte: gazetadigital.com.br