MT: Transformando através do ensino: Lixo Zero começa a ser implantado nas escolas da rede municipal

MT:   Transformando através do ensino: Lixo Zero começa a ser implantado nas escolas da rede municipal
Compartilhar

Com objetivo de fortalecer o movimento em prol de uma cidade mais sustentável e de uma sociedade mais organizada e que separa o lixo de forma correta, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inicia nesta semana a implantação do programa Lixo Zero. A iniciativa terá inícios nas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde.

Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.

“Incentivamos demais uma atividade como essa que tem tudo para nos reeducar quanto ao descarte correto dos lixos e a separação dos resíduos sólidos e orgânicos. Nada melhor que iniciar isso dentro das escolas, para que os alunos levem o aprendizado para casa e também possam ensinar os outros colegas e também as famílias”, discorre prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz

De acordo com os organizadores do Lixo Zero, o conceito representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário, com foco na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade. “Os próximos passos serão de capacitação com as equipes das escolas, iniciaremos com os diretores, em seguida profissionais da limpeza e cozinha, consequentemente com os professores e alunos. Lançar esse projeto para a rede municipal, é uma demonstração do quanto a cidade está empenhada em melhorar sua gestão de resíduos e desviar recicláveis e orgânicos de aterro sanitário. Quando começamos a separar os resíduos, percebemos que menos de 10% é lixo”, pontua Jean Peliciari, consultor Lixo Zero e diretor da Teoria Verde.

Durante esta semana a equipe responsável realizará uma capacitação com os diretores de 14 unidades escolares que já se inscreveram no projeto, entra elas as escolas: Cora Coralina, Eça de Queirós, São Cristóvão, Vinícius de Moraes, Luiz Carlos Ceconello, Menino Deus, Cecília Meireles e Professor Marcelino Espindola Dutra. Os Centros de Educação Infantil, Aquarela, Balão Mágico, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, e as Creches, Anjo da Guarda e Irmãs Carmelitas.

 

“sabemos que essa iniciativa será mais uma atividade que despertará a criatividade e atenção dos nossos alunos, bem como dos nossos profissionais das unidades escolares. Com certeza terá nosso apoio e, sem dúvida, teremos bons resultados”, pontua secretária de Educação, Elaine Lovatel.

A formação para os diretores será presencialmente nesta terça-feira, às 16h, no Centro de Formação. Já na quinta-feira (29), o encontro será online com os professores das escolas e contará com a palestra da professora Fabiana Nogueira, responsável pela primeira escola a implantar o Lixo Zero no Brasil.

“Nos importa muito como funcionará a destinação dos resíduos orgânicos que é produzido em Lucas, por esse motivo a nossa secretaria está empenhada em dar total apoio para a implantação do Lixo Zero. Estamos atentos às necessidades do aterro e precisando reduzir o quantos antes a quantidade desse material”, explica secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

O conceito Lixo Zero frequentemente resulta em economias substanciais, uma vez que a gestão eficiente de resíduos reduz os custos operacionais e abre oportunidades para a geração de receita por meio da reciclagem, reutilização de materiais e compostagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente, mas também promovendo uma sustentabilidade financeira e o bem-estar de suas comunidades a longo prazo.

Como vai funcionar o projeto?

A iniciativa começará pelo gabinete do prefeito, se expandido ao Paço municipal, da seguinte forma: Gabinete Lixo Zero, Paço Municipal Lixo Zero, Escolas Lixo Zero, Eventos Lixo Zero e Empresas Lixo Zero.

Além de ser inserido na prefeitura e escolas, que levarão a conscientização às famílias por meio das crianças, a intenção é garantir a certificação Lixo Zero, demostrando que o município faz a destinação de resíduos sólidos, materiais recicláveis e rejeitos de forma segura e ambientalmente correta.

Importante salientar que buscar alternativas sustentáveis para a questão dos resíduos é uma das iniciativas do “InPacto Lucas”. A meta do município é ser uma referência em economia verde, com ações que envolvam toda a sociedade

Fonte:    cenariomt.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %