Equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão atuando para prestar assistência aos moradores
Uma chuva de granizo foi registrada na tarde deste sábado (16) em Primavera do Leste-MT. Além da forte chuva, os ventos causaram estragos em muros e paredes de residências e estabelecimentos, queda de árvores, fios e outdoors e deixou moradores sem energia. O prefeito Leonardo Bortolin anunciou uma força-tarefa entre Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e Secretaria de Assistência Social para restabelecimento da energia, remoção de árvores e postes e assistência aos moradores.
Com o vendaval, aeronaves que estavam no Aeroporto de Primavera do Leste também foram atingidas. O segundo sargento do Corpo de Bombeiros, Wilker Sobrinho, comenta sobre os danos causados pela chuva no município. “Esse vendaval causou danos em estruturas, como no hangar que a parede caiu em duas aeronaves, como também danos em postes e fios de alta tensão, podendo causar acidentes e incêndios. Tinha bastante tempo que não tínhamos uma chuva dessa proporção”, afirma.
A equipe da prefeitura está de plantão durante o final de semana e informa que os moradores podem solicitar atendimento para remoção de árvores e postes pelo telefone (66) 3498-1730. Para famílias que ficaram desabrigadas devido às fortes chuvas, o telefone para contato é o (66) 99986-2460.
Outros municípios
Em nota, a Energisa informou que está atuando em regime de contingência, com reforço de equipes, por conta dos temporais em cidades do sul do estado e no entorno da região metropolitana. Segundo a companhia, as cidades mais afetadas são Primavera do Leste, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Campo Verde, Nobres e Chapada dos Guimarães.
Ainda de acordo com a Energisa, em Paranatinga, uma torre de transmissão caiu e atingiu a rede de distribuição da empresa. O atendimento está sendo feito por linhas alternativas. Em Cuiabá, o CPA I e II também foram afetados.
Segundo a consultoria da Energisa para o clima, o Grupo Storm, o alerta permanece no fim de semana, com rajadas de acima dos 100km/h no sul e sudeste de Mato Grosso e 80 km/h no nordeste e Araguaia.
Fonte: agoramt.com.br