Educadores das redes municipais elencam defesas da educação, enquanto rede estadual delibera em plenária os enfrentamentos às medidas do governo Mauro Mendes
Neste sábado (10) e domingo (11), a partir das 8h30, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realiza o Conselho de Representantes do Sintep-MT. O debate será em formato híbrido (virtual e presencial), direto da sede central no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. A abertura contará com uma análise de conjuntura feita pelo professor doutor Wanderlei Pignatti, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No Conselho de Representantes as pautas tratadas seguem a campanha salarial de 2024 na rede estadual, o urgente concurso público, e o “confisco das aposentadorias”, e a aprovação de propostas para debate e deliberação na Assembleia Geral, para segunda-feira (12), às 8h30, na Praça do TRT, em Cuiabá.
O Conselho é uma instância de deliberação em que os sindicalizados compartilham experiências e debatem estratégias frente aos desafios enfrentados tanto na rede estadual quanto na municipal. Em 2024, o Sintep-MT se depara com impactos de medidas privatizantes que, há uma década, impactam negativamente a vida dos profissionais da educação tanto da rede estadual como nos municípios.
Na rede estadual, os profissionais continuam resilientes, mesmo diante dos retrocessos impostos pelo governo Mauro Mendes. O Sintep-MT reafirma seu compromisso com pautas prioritárias. O embate com o governo tem sido árduo, mas o recuo não é uma opção, e convocam para segunda-feira (11) paralisação e Assembleia Geral onde definirão os próximos passos da categoria na luta por seus direitos.
Fonte: sintep.org.br