Profissionais concursados asseguram a continuidade pedagógico e o respeito à carreira na educação
A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Lucas do Rio Verde celebrou nesta sexta-feira (25) a convocação de concursados. Após insistentes cobranças à prefeitura, foi anunciada a convocação de profissionais de pedagogia aprovados no Concurso Público (001/2022). No entanto, a direção do Sintep/Lucas do Rio Verde alerta que, apesar do avanço, ainda há um déficit significativo de profissionais em diversas áreas na rede municipal.
Para o sindicato, a contratação de profissionais concursados é essencial para garantir a qualidade da educação pública e evitar a precarização das condições de trabalho. “Profissionais concursados asseguram a continuidade das políticas pedagógicas, fortalecendo a qualidade do ensino e o aprendizado dos estudantes. Esse tipo de vínculo esta ligado ao desenvolvimento da carreira e valorização dos trabalhadores,” destaca do presidente do Sintep/Lucas do Rio Verde, Luís Fernando Guimarães Zen.
Apesar da luta contínua da entidade e das reiteradas cobranças, a administração municipal tem priorizado a contratação temporária por meio de Processos Seletivos. Essa prática compromete a continuidade dos serviços nas escolas municipais e impacta negativamente na valorização dos trabalhadores da educação. Além disso, o Sintep/Lucas do Rio Verde recentemente denunciou o processo seletivo de 2024, que prevê uma cláusula prejudicial aos interinos, impedindo-os de participar de novos processos seletivos por um período de seis meses após o término de seus contratos.
Fonte: sintep.org.br