Durante todo o mês de setembro, a Escola Estadual Santo Antônio intensificou diversas atividades em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que visa combater e prevenir os casos de suicídio em Rondonópolis.
As atividades da campanha em favor da vida foram realizadas durante todo o mês de setembro, entre o 2º ao 9º ano, organizados pelo primeiro grêmio estudantil do colégio. As ações ocorreram por meio de rodas de conversas com os alunos, palestras e orientações com profissionais da área da saúde mental.
De acordo com o professor Cleyton, um dos organizadores das ações, a adolescência é uma fase cheia de mudanças físicas e emocionais, o que por vezes pode afetar a saúde mental dos jovens.
“Trabalhar a campanha Setembro Amarelo nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário…Precisamos desmistificar esse tabu sobre saúde mental, e incentivar o autoconhecimento deles”, frisou.
Perguntado sobre a participação dos alunos nessas atividades, o professor completou: “É uma integração que surpreendeu a todos, não sabíamos que teria essa participação ativa dos estudantes nas rodas de conversas, e nas palestras…”.
Uma das ações iniciada no mês de setembro foi a criação da Rádio e Podcast da Escola Estadual Santo Antônio. A programação da rádio é transmitida na escola, com músicas e mensagens temáticas do setembro amarelo.
O S.A Cast é um podcast vinculado ao projeto Educomunicação (educação+comunicação), que traz diversos episódios, com temas relacionados à educação, desenvolvimento humano, cultura, entretenimento, que visam o aprimoramento dos valores humanos e a construção da cidadania crítica.
Os episódios da rádio e o podcast são produzidos pelos alunos integrantes do projeto, sob a supervisão e orientação dos docentes responsáveis, e contam com participação de convidados que enriquecem o conteúdo apresentado.
Outra ação que foi realizada durante esse período, foi a ambientalização da escola com painéis informativos, temáticos, e mensagens motivacionais espalhados na área interna do colégio.
A expectativa dos voluntários e profissionais da educação após esse mês de prevenção ao suicídio, é continuar com as ações pedagógicas e mobilizar o governo estadual e municipal para dar um suporte socioemocional para os alunos diariamente, por meio de profissionais da área de saúde mental e assistentes sociais.
Fonte: atribunamt.com.br