MT: SES promove curso para atendimento odontológico

MT:  SES promove curso para atendimento odontológico
Compartilhar

 

 

A atenção à saúde bucal às pessoas com deficiência requerer cuidado diferenciado, devido às características determinadas pelas deficiências. Desta forma, os profissionais da área da saúde devem estar preparados para oferecer um tratamento adequado e de qualidade.

Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) promoveu o curso de qualificação para atendimento odontológico à pessoa com deficiência, coordenado pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), e Coordenadoria de Saúde Bucal.

A ação teve como objetivo de oferecer orientações aos profissionais para o cuidado odontológico à pessoa com deficiência, promovendo a qualificação da atenção odontológica a partir de estratégias para o manejo e o cuidado odontológico, de forma qualificada e segura, na lógica da integralidade e da humanização e de acordo com padrões estabelecidos por evidências científicas.

Ao fim das aulas teóricas e práticas, os alunos puderam assistir a uma aula magna realizada no auditório do Conselho Regional de Mato Grosso (CRO-MT). Foram capacitados vinte cirurgiões-dentistas da rede pública, que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), na Baixada Cuiabana.

A palestrante, Norma Iglesias Araújo, ressaltou que a capacitação desses profissionais leva uma odontologia técnico científica atualizada e digna a todos os pacientes com necessidades especiais.

“A implantação e implementação de cursos voltados à capacitação para o atendimento odontológico a pacientes com deficiência possibilita atrair mais profissionais para a referida área de atuação, e um atendimento mais humanizado, sensibilizando novos profissionais para o atendimento na rede pública de saúde de todo o Estado de Mato Grosso. Nesse processo de capacitação e qualificação ocorre a desmistificação sobre o atendimento especializado, podendo ser oferecido a todo e qualquer paciente que precisar do atendimento odontológico em caráter educativo, preventivo e reabilitador. Evitando deslocamentos desnecessários de pacientes de localidades distantes da capital”, destacou a palestrante e cirurgiã-dentista.

O conteúdo das aulas foi desde a Legislação da Pessoa com Deficiência até temas como a acolhida no atendimento, a abordagem técnica para o tratamento odontológico, a primeira consulta, e aspectos legais e éticos. Os alunos puderam contar também com a aula “Sedação consciente e sua contribuição para o tratamento odontológico”, ministrada pela mestra e doutora em odontologia com habilitação em sedação com óxido nitroso, a cirurgiã-dentista Glória Maria Pimenta Cabral.

Além do CRO-MT, a ação teve o apoio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa e Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais e das docentes e cirurgiãs-dentistas Norma Iglesias Araujo, Adriane Iglesias Araujo, Francisnele Maria de Aquino Fraporti Tomáz, e Christianny de Souza Carvalho.

Fonte:  cromt.org.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %