MT: SERÁ DIGITALIZADA: Vereadores rejeitam arquivamento de CPI do Gabinete de Intervenção em Cuiabá

MT:  SERÁ DIGITALIZADA:   Vereadores rejeitam arquivamento de CPI do Gabinete de Intervenção em Cuiabá
Compartilhar

 

 

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça-feira (28) os vereadores rejeitaram o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar os atos do Gabinete de Intervenção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. A justificativa é que a proposição não seguiu o regimento interno. O presidente, vereador Chico 2000 (PL), juntou ao mesmo pedido a CPI da Águas Cuiabá, que foi proposta na mesma situação, e por 23 votos a 1 as CPIs foram mantidas.

Leia também – Câmara derruba veto do prefeito e mantém emenda que divide atualização da planta genérica

O presidente da Câmara apresentou ao plenário um ofício da vereadora Michelly Alencar (União), por meio do qual requereu o arquivamento da CPI proposta pelo vereador Luis Cláudio (Progressistas), que quer investigar os atos do Gabinete de Intervenção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

O argumento dela foi que para a proposição da CPI foram colhidas apenas assinaturas manuais, no plenário, sendo que isso vai contra o regimento interno da Casa de Leis, que determina que a proposição deve ser feita pelo sistema eletrônico com assinatura digital.

Chico 2000 então incluiu no pedido a CPI da Águas Cuiabá, que foi proposta da mesma forma.

“Estamos diante de uma situação onde a prática dos últimos anos veio se desenrolando de uma forma, quando o regimento estabelecia outra, então quero submeter ao plenário, não somente o pedido da vereadora Michelly, mas quero adicionar ao pedido o arquivamento também da CPI proposta pelo vereador pastor Eduardo, porque as duas foram propostas com o mesmo procedimento, coleta de assinaturas no plenário, então não é possível que se arquive uma e deixe outra”, disse o vereador.

Ainda reforçou que, a partir de agora, toda CPI deverá ser protocolada de forma eletrônica. Como estas duas já estão em andamento, decidiu submeter ao plenário.

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) sugeriu então que ambas as CPIs sejam mantidas e que as assinaturas eletrônicas sejam então colhidas, para que não se abra precedentes de anulação de CPIs mais antigas.

A vereador Michelly justificou dizendo que houve mudanças no regimento interno para o novo biênio da Câmara Municipal, que servidores tiveram que fazer treinamento, e que só fez sua parte em querer a regularização. Chico 2000 a respondeu dizendo que concorda, mas que ela própria assinou manualmente a proposição da CPI da Águas Cuiabá.

“Concordo plenamente com a senhora, sou obrigado a deixar registrado também, que com esse entendimento, vossa excelência não poderia ter assinado manualmente a CPI do vereador Eduardo, porque a senhora esta como membro desta comissão”.

O vereador Luis Cláudio defendeu a sugestão do vereador Eduardo, para que a digitalização seja feita e as CPIs mantidas, para que assim a vontade dos vereadores seja respeitada.

Com 23 votos sim e 1 não as CPIs foram mantidas.

Fonte:  gazetadigital.com.br


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %