Os partidos e federações que tem até 2 representantes no Parlamento Estadual poderão indicar um representante para os cargos de vice-presidente, 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.Como já era esperado e sem muitas novidades, a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi fechada na tarde desta segunda-feira (30), prazo final para o registro da única chapa a “disputar” a eleição do Legislativo.
A composição fechada em consenso com os 24 parlamentares repetirá o nome do deputado Eduardo Botelho (União) como presidente da Casa de Leis e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário.
Leia também – Emenda deixa Max e Botelho fora da Mesa Diretora em 2025
A deputada Janaina Riva (MDB) também vai permanecer no cargo 1ª vice-presidente e o deputado Wilson Santos como 2º vice-presidente. O deputado Valdir Barranco (PT) ocupará a 3º secretária.
Os únicos novos nomes da articulação são o deputados bolsonaristas Gilberto Cattani (PL) e Valdir Moretto (Republicanos), que ocuparão a 3º e 4º secretaria, respectivamente.
Cattani, inclusive, conseguiu vencer a queda de braço contra o seu colega de bancada, deputado Elizeu Nascimento (PL), para ocupar o cargo no comando da AL.
A eleição da Mesa Diretora acontece na próxima quarta-feira (1º), após a abertura da nova legislatura e a posse dos deputados.
Acordo
A atual composição da Mesa foi concluída após Max Russi desistir de sua candidatura a presidência e repetir da dobradinha com Eduardo Botelho. Com isso, ficou decidido que os partidos e federações com até 2 representantes no Parlamento Estadual poderiam indicar um representante para os cargos.
Fonte: gazetadigital.com.br