Eles vão passar 21 dias em Londres imersos em uma experiência de estudo da língua inglesa
Mais uma etapa do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso, foi protagonizada por 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino em 65 municípios nesta sexta-feira (04.10), em Cuiabá. Com muitas expectativas na bagagem, eles vibraram por terem sido selecionados para o intercâmbio de 21 dias na Inglaterra imersos em uma experiência de estudo da língua inglesa, além do contato com a cultura de Londres onde passarão as três semanas.
Em clima de descontração para esconder a ansiedade, eles foram recebidos no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) pelo vice-governador Otaviano Pivetta e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Na ocasião, além de informes e orientações sobre a viagem, cada estudante recebeu o seu kit viagem composto por mochila personalizada, camiseta, agasalho e um guarda-chuva.
Otaviano fez questão de compartilhar com os intercambistas a emoção que sente em apoiar as ações da Seduc, em especial, o Intercâmbio MT no Mundo. “Entre as ações que pratico todos os dias como vice-governador está a contribuição que dou à educação e à essa equipe maravilhosa do secretário Alan Porto. Hoje, vocês representam esta educação que está dando certo, afinal, foram selecionados justamente porque são exemplos na nossa rede estadual”, disse.
Este é o segundo grupo a embarcar nesta experiência que promete ser inesquecível para todos. Na primeira edição, em 2023, outros 100 estudantes também fizeram a mesma viagem.
Para Alan Porto, foi emocionante acompanhar cada momento que antecede a viagem desde a primeira turma no ano passado. “Desde a seleção, a organização para a documentação necessária, as reuniões de preparação e, agora, o último encontro antes do embarque neste sábado, está sendo gratificante para todos nós”, disse.
Ele lembrou que esta ação representa um investimento significativo na educação e para a vida dos estudantes.
“Nessas duas edições do intercâmbio, o governo já investiu R$ 10,7 milhões. Eles viajam com todas as despesas pagas pelo Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem e suporte durante a estadia. Além disso, cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas durante a estadia”, completou o secretário.
Ana Jardim tem 16 anos e estuda o 2º ano do Ensino Médio na escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande. Ela contou que, até então, nunca tinha viajado para fora do país. No entanto, disse sorridente, já viajou de avião quando foi com a família passar férias no litoral do Nordeste.
“Meu coração está acelerado diante da expectativa de aprender um pouco mais do idioma que estudamos em sala de aula através do Programa Mais Inglês. Fico grata por esta oportunidade que a Seduc está me dando e, muito mais, por estar entre os 100 melhores alunos em língua inglesa da rede”.
O estudante Felipe Alves da Silva tem 17 anos e estuda na Escola Estadual Antônia Moura Muniz, em Juína. Ele é do 3º ano do Ensino Médio e disse estar muito feliz por fazer parte do grupo e por fazer a sua primeira viagem de avião.
“Espero aprender muitas expressões novas e também aprimorar a pronuncia, pois, vamos ter uma experiência no berço da língua inglesa. Agradeço por esta oportunidade aos professores, à minha escola e a Seduc. Tudo o que já falo em inglês, aprendi graças ao programa mais Inglês e a plataforma digital que temos na escola”.
Além dos estudantes, viajam 14 professores de Inglês que atuarão como monitores. Outros cinco professores, representando as Diretorias Regionais de Educação (DREs) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, também farão parte do grupo. Uma psicóloga do quadro da Seduc viajará para dar assistência e o apoio necessários a todos.
O embarque no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, será feito em três horários: 07h, 14h e 17h.
Fonte: www3.seduc.mt.gov.br