Diagnóstico da precoce da doença eleva as chances de cura do paciente para 95%
O convidado dessa edição é o médico Alessandro Campos, coordenador do Centro de Oncologia e diretor do Hospital São Mateus, credenciado ao plano MT Saúde. O bate-papo com o especialista será transmitido ao vivo pelo canal do convênio no YouTube e também pela plataforma Google Meet. Clique aqui para se inscrever.
A conversa sobre o assunto será realizada em alusão à campanha nacional Maio Vermelho – movimento de conscientização e prevenção sobre o câncer bucal –, e ocorrerá em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT). O câncer de boca é um tumor maligno que afeta a estrutura da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato) e língua. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o tumor é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos.
Em estágio inicial, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, pois possibilita chances de até 95%. Quando o paciente apresenta algum sintoma como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%. Entre os principais fatores de risco para o câncer de boca estão o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Bate-papo MT Saúde
O Bate-papo online do MT Saúde é um projeto do convênio, cujos objetivos principais são informar, prevenir e cuidar dos seus beneficiários. Ele ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano, e é transmitido ao vivo em seu canal no YouTube.
Confira AQUI a playlist de todos os eventos.