A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por intermédio do CAISM – Centro de Atendimento Integrado a Saúde da Mulher da Vila Itamaraty, abriu na manhã desta sexta-feira (30) a Campanha do “Outubro Rosa’ de prevenção a saúde da mulher.
O evento que reuniu diversas gestantes na sede do CAISM, contou com a participação da equipe técnica, como a enfermeira Ana Maria Lino, que fez uma explanação de abertura às presentes, falando sobre os cuidados e a atenção que se deve ter com a saúde da mulher, através da realização de exames que vão desde os chamados toques pessoais até autoexame das mamas, bem como, exames clínicos preventivos (papanicolau), colo de útero. Ao final do evento, foi servido um café da manhã às mulheres presentes.
Conforme a coordenadora do Centro de Atendimento, Andréia Cristina, as orientações são para que as mulheres procurem as unidades de saúde próximas de seus domicílios, onde o primeiro atendimento é realizado, e em caso de suspeita ou detecção de alguma anomalia, a mesma é encaminhada ao CAISM, onde um atendimento especializado, prestado por ginecologista como é o caso da Drª Larissa Fonseca; psicólogas e psicoterapêutas, entre outros; dão seguimento ao acompanhamento das pacientes com exames específicos e, o início de tratamento se for o caso.
Conforme a técnica em saúde, a prevenção ainda é a melhor maneira de enfrentar a situação. “Qualquer problema de saúde identificado no início, aumentam as chances de cura e melhoram as condições de tratamento”, explica.
Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde locais darão atenção especial às mulheres focando na prevenção. Para tanto, palestras educativas serão realizadas no sentido de informar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e de colo do útero, bem como ressaltar os benefícios da prevenção
Fonte: atribunamt.com.br